3º Simpósio de Inovação e Pesquisa do UNIFEB apresenta 115 trabalhos científicos elaborados por estudantes
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu, nos dias 18 e 19 de novembro, a terceira edição do SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa), realizada no formato on-line. O evento contou com a participação de 160 inscritos, entre alunos e professores de todos os cursos da instituição. Destes, 115 resumos científicos foram apresentados, enquanto 45 participantes acompanharam as discussões como ouvintes.
Segundo a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do UNIFEB, Profa. Dra. Nathalia Garlich, o SIP é de grande importância na formação complementar dos acadêmicos. “É uma oportunidade de apresentar as pesquisas científicas realizadas, dentro ou fora, do programa de iniciação científica institucional (PIBIC), em projetos integradores (PI´s) ou ainda em disciplinas mais técnicas, das diversas áreas do conhecimento inseridas nas graduações oferecidas pelo UNIFEB”, enfatizou.
O tema central do simpósio neste ano, "Escrita Científica: ética e as novas tecnologias", abordou a crescente relevância das ferramentas tecnológicas na pesquisa acadêmica destacando sobre as controvérsias éticas relacionadas ao uso dessas ferramentas na redação científica, envolvendo autores, editores, agências de fomento e universidades. As discussões proporcionaram reflexões sobre a importância de uma aplicação ética e equilibrada da inteligência artificial em diferentes etapas da produção científica.
Ainda de acordo com a Profa. Dra. Nathalia Garlich, a escolha deste tema foi essencial para debater um dos grandes desafios da ciência contemporânea: como aliar a inovação tecnológica com a ética na produção acadêmica. “Nosso objetivo foi trazer uma perspectiva crítica e formativa sobre o uso da inteligência artificial na escrita científica”, afirmou.
Além de promover debates enriquecedores, o evento reconheceu os melhores trabalhos apresentados por alunos. Os destaques foram:
- Taynara Aparecido Baltazar – "Importância dos líquidos cavitários na medicina veterinária para diagnóstico e manejo de patologias em animais”;
- Bruna Roberto Aiélo Araújo – "Uso de canabidiol no tratamento da epilepsia refratária em cães”;
- Isadora Bernardo Batista – "Espécies nativas e exóticas para piscicultura”;
- Felype Rocha de Araújo – "Prospecção de herbicidas e tecnologia de aplicação remota para controle de plantas aquáticas flutuantes”;
- Elizamara Ribeiro da Silva – "Eficiência da aplicação agrícola remota e efeitos de adjuvantes na eficácia de 2,4D + aminopiralide no controle de plantas daninhas em pastagens”;
- Viviane Aparecida Rodrigues da Silva – "Leucemia em animais domésticos."
- Guilherme Cassiano – "Análise bioinformática do miR-107 e do miR-23b-3p diferencialmente expressos em aplicadores de agrotóxicos”;
- Juliana Gonçalves Lima – "Avaliação dos efeitos antimicrobianos de cremes dentais naturais e químicos: estudo in vitro”;
- Bianca Cordeiro Custódio Silveira – "Desenvolvimento infantil na idade pré-escolar: intervenção pedagógica e crise dos três anos”;
- Fábio Luiz Mingardi – "Ética e inteligência artificial na produção científica jurídica: desafios para a autenticidade e integridade acadêmica”;
- Alex Fornel Maringolo – "Assédio processual e os limites do direito ao acesso à justiça”;
- Carolina Coutinho Flosi – "Revalorização de polietileno de baixa densidade reciclado”.
Para Nathalia, a terceira edição do SIP consolidou-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento acadêmico do UNIFEB. “O evento é um dos pilares da formação dos nossos alunos, porque estimula não apenas o raciocínio científico e técnico, mas também habilidades fundamentais como a apresentação e a argumentação. Esses elementos são importantes para a trajetória dos estudantes, tanto na sua construção universitária quanto no mercado de trabalho”, destacou.
Além disso, a coordenadora também ressaltou o crescimento da pesquisa no Centro Universitário. “Estamos vendo uma evolução significativa na qualidade e no número de estudos realizados na instituição. Esse avanço reflete nosso compromisso em formar profissionais mais capacitados e engajados com a ciência”, finalizou Nathalia.