Castramóvel de Barretos é modelo para outros municípios

10 de Janeiro de 2018 by Milton Figueiredo
PET Prefeitura de Barretos
Castramóvel de Barretos é modelo para outros municípios

Implantado em setembro de 2014, o Castramóvel da Prefeitura de Barretos se tornou referência no interior de São Paulo. É algo para nós barretenses que amam os bichos de estimação sentir orgulho. É uma das realizações do atual governo municipal que eu aplaudo de pé porque sei que o trabalho é realizado muito bem, até porque minhas duas gatas, Betty Maria e Thalia Ariadna foram castradas gratuitamente. Na época não havia o Castramóvel, mas o procedimento aconteceu no Vocacional da Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, representantes de Olímpia, São José do Rio Preto, Bebedouro e Votuporanga já estiveram no município conhecendo o serviço, adotado como modelo para projetos semelhantes nestas cidades.

Em menos de três anos e meio de atividade, o Castramóvel ajudou a multiplicar o número de castrações de cães e gatos no município. Desde a sua implantação, foram realizados 6.563 procedimentos, com uma média de 164 castrações/mês. O número supera todas as castrações realizadas em Barretos no ano de 2012, quando foram feitas apenas 135 castrações, ou cerca de 11 procedimentos/mês, e representa um aumento de mais de 1.390% no número de castrações realizadas a cada mês.

“O Castramóvel é um projeto fundamental para reduzir o abandono de animais nas ruas e é um dos grandes êxitos da nossa gestão”, destaca o prefeito Guilherme Ávila.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexander Stafy Franco, o principal benefício da castração é conter a procriação descontrolada de animais. Mas há também ganho considerável para a saúde dos animais, já que a castração previne, principalmente nas fêmeas, tumores de mama e útero. Já o controle da população de animais nas ruas também é importante para a saúde pública, por reduzir o risco de se tornarem hospedeiros de agentes causadores de doenças graves para as pessoas.

Durante a castração, a Prefeitura também promove a microchipagem dos animais, o que permite monitorar cada um, tanto em termos de acompanhamento vacinal quanto nos casos de abandono. De acordo com parâmetros do Instituto Pasteur, que toma por base a população da cidade, Barretos abriga ao menos 22.539 cães e 2.212 gatos.

O Castramóvel é um ônibus adaptado para castrar animais domésticos a serviço da Prefeitura, que percorre bairros e regiões de Barretos levando o atendimento para perto do morador. As castrações são realizadas a partir de padrões reconhecidos de segurança e higiene, com a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas. Três veterinários trabalham na unidade móvel.

A Secretaria de Saúde informa que o Castramóvel atualmente está em fase final de manutenção preventiva do veículo, aparelhagem e reposição de materiais cirúrgicos. Porém, os procedimentos nos animais já cadastrados e agendados para o inicio deste ano estão sendo realizados no Centro Veterinário, localizado dentro da Secretaria de Saúde, Avenida Ibirapuera, 177.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Barretos

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa