Todo final de novela é bobo!

08 de Janeiro de 2018 by Milton Figueiredo
Novelas
Todo final de novela é bobo!

Assistindo nesta segunda-feira (08), ao último capítulo da novela Pega-pega, na companhia de minha mãe, ouvi isso dela, que "todo final de novela é bobo!".  Aliás, eu sempre ouço isso dela em todo final de novela.

Fiquei pensando, então, como deveriam ser os finais das novelas para que os telespectadores não se sentissem frustrados como a minha mãe, e até eu mesmo, pois odiei os finais de várias produções.

Como não achei uma resposta a minha indagação, até porque eu tenho muito bem formado dentro de mim o conceito de que folhetim necessita ser chiclê: casal de apaixonados luta a novela toda para apenas no final se casarem (quase sempre) e viverem felizes para sempre, e o vilão, ou vilã, se dá mal. Muitas novelas que tentaram fugir desse conceito criado no início do século XIX na França se deram mal como Bang Bang (novela das 7 produzida entre 2005 e 2006), e essa perdia novela "top" da RecordTV que é Apocalipse.

A maioria dos derradeiros fins de novelas vai terminar mesmo com beijos, casamentos, gravidez, prisão ou morte dos vilões... Como o autor pode fugir disso? Tudo caminha para que isso aconteça. Uma história folhetinesca deve levar ao final feliz. Entretanto, o final pode ser diferente para os filmes e séries.

No ano passado acompanhei alguns finais de novelas que me deixaram frustrados e o final de uma novela mexicana me surpreendeu demais por fugir do clichê tão característico dos dramalhões mexicanos.

Frustrou-me, por exemplo, o final da novela Por Amor, que eu não re-assisti, mas assisti mesmo pela primeira vez pelo Canal Viva que a apresentava pela segunda vez. Eu pensava que o descobrimento da troca dos bebês se daria na última semana, que haveria um conflito com aquilo, mas tudo foi tão corrido que foi apenas no último e ficou tudo num simples perdão por Helena ter feito tudo por amor à filha mimada que não poderia mais ter filho. O final de Tieta também me deixou chateado. Odeio os finais em que as últimas cenas reúnem o elenco fora das personagens. Para mim perde todo o clima da ficção. E o final de Pega-pega teve isso. Uó!

Fiquei muito surpreso com o final da novela mexicana exibida pelo SBT, que tinha como protagonista a nova queridinha dos mexicanos Angelique Boyer, O que a vida me roubou. A novela foi meeeegaaaaa "clichesona", teve muito chororô, muito sofrimento para a mocinha e o mocinho, teve muita morte, muito assassinato (o que tem acontecido muito nas novelas mexicanas dos últimos tempos), mas o final fugiu à regra do "fim" no gerador de caracteres. Ao invés de terminar numa igreja com um casamento, a última cena mostrava um velório em que o antagonista era velado. Os protagonistas, sentindo-se enfim prontos para viverem o seu amor, saíam da igreja de mãos dadas depois de se despedirem do defunto aos olhos dos demais personagens. Arrasou!

Ah, e como não recordar o último capítulo todo bagunçado de A Força do Querer, com Zeca e Ruy virando os melhores amigos de uma hora para a outra e com a última cena tendo a sereia Ritinha? E isso, infelizmente, acontece em todas as novelas de Glória Perez, ela deixa pra resolver tudo no fim, mas acaba não resolvendo e vira um balaio de gato!

 

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa