A Frustração é necessária ao desenvolvimento humano

20 de Setembro de 2019 by Milton Figueiredo
A Frustração é necessária ao desenvolvimento humano

Segundo Ivanaldo Mendonça, padre e pós-graduado em psicologia, pároco da Paróquia São José na Estância Turística de Olímpia/SP, de acordo com estudiosos e pensadores a frustração, compreendida como contrariedade a desejos e vontades imediatas é tão necessária ao desenvolvimento humano quanto os outros elementos considerados essenciais. De forma simples e objetiva, o dicionário explica que a frustração acontece quando se quer fazer algo e não se faz ou não se consegue. O que seria de nós e dos outros se nossos desejos e vontades fossem imediatamente satisfeitos? O que a princípio soa como positivo, se converteria em grande dor, acarretando muitos males.

A frustração, experiência que nos acompanha por toda a vida, pedagogicamente favorece que: tomemos consciência de quem realmente somos, considerando nossas qualidades, limites e imperfeições; tomemos consciência de quem o outro é, considerando suas qualidades, limites e imperfeições; aprendamos a nos relacionar, saudavelmente, com aquilo que existe fora e para além de nós; ocupemos nosso lugar no mundo de maneira consciente, livre e responsável.

Imaginando-nos únicos, que nossos desejos e vontades devem imperar sobre tudo e todos, quando contrariados, experimentamos o sentimento de impotência. Tomados pela raiva tentamos destruir o objeto causador de nossa dor. Impedidos ou punidos, aquietamo-nos, deparando-nos com a oportunidade de digerir o ocorrido até que as coisas aconteçam no seu tempo, lugar e ritmo e, aquilo que buscávamos, aconteça na medida adequada, não como resultado de nossas imposições, mas de um processo, proporcionando-nos satisfação.

A baixa tolerância à frustração, ou seja, a incapacidade de administrar a contrariedades da vida colabora na deformação de pessoas, tornando-as desqualificadas para viver plenamente e, consequentemente, ocupar seu lugar no mundo de forma eficiente e eficaz. A cultura hedonista incute em nós a falsa impressão de que se todos os nossos desejos forem realizados seremos verdadeiramente felizes. Os resultados catastróficos desta cultura geram, cada vez mais, pessoas imaturas, irresponsáveis e consequentemente infelizes.

O amor, enquanto desejo do bem máximo a alguém ou a alguma coisa, exige, necessariamente, aprender a lidar com a frustração, uma vez que ela no educa em todas as dimensões, da física à espiritual. Considerando um processo de desenvolvimento equilibrado, é por amor que frustramos alguém na reta intenção de que aprenda, cresça e se desenvolva, sobretudo, quando não mais for possível estarmos ao seu lado. Assim, e só assim, teremos cumprido nossa missão de educar para a vida e o bem viver.

Imagem: virtudesqueencaminha.org.br

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa