Barretos terá feira de economia criativa

29 de Outubro de 2019 by Milton Figueiredo
Barretos terá feira de economia criativa

Foi aprovado na sessão do dia 21 de outubro, o projeto de lei de autoria dos vereadores Raphael Dutra (PSDB) e Olímpio Jorge Naben, o "Euripinho" (PDT) que regulamenta os locais para realização de feiras para exposição e comercialização. "Fui incentivado pelo produtor rural Rafael Garcia Silva que apontou a falta de lugares em Barretos para expor os produtos orgânicos e de escoamento da produção." - disse Dutra.

A gente propõe dar vida à Praça Francisco Barreto, ao Recinto Paulo de Lima Correa e ao Passeio da Tradição, valorizando ao mesmo tempo os produtores, artistas e artesãos de nossa cidade, contou Dutra. A regulamentação dos locais para realização de feiras de artesanato, de produtos orgânicos e de economia criativa fomentará a economia. "A feira é forte e fomenta renda que a gente não imagina. Poderia ser bem melhor se tivesse apoio do poder público. Nós temos que privilegiar estes empreendedores." - destaca Dutra.

Para Euripinho, o município possui um celeiro de artistas e produtores que não tem lugar para expor e vender. "A gente vê a população aos domingos pulando de um lugar ao outro procurando produtos orgânicos. Buscamos centralizar as feiras e dar condições aos pequenos produtores que lutam para sobreviver." - afirma. Segundo o vereador, estas são ideias que a prefeitura precisa encampar e a secretaria competente precisa trabalhar em parceria com os vereadores para que as leis não se tornem inócuas.  

Dutra ressaltou ainda que poderíamos ter uma feira noturna das 19h00 às 23h00, num dia da semana, no Recinto Paulo de Lima Correa. "Visitei uma feira desta em Campinas e Brotas. Temos que copiar o que é bom e trazer para cá. Há uma demanda crescente da população por produtos sem agrotóxicos."

Raphael Dutra

 

O que é economia criativa?
De acordo com o Sebrae, a Economia Criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

Os segmentos criativos podem ser alinhados de acordo com suas afinidades setoriais em quatro grandes áreas: consumo (design, arquitetura, moda e publicidade)  mídias (editorial e audiovisual),  cultura (patrimônio e artes, música, artes cênicas e expressões culturais) e tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC).

Euripinho

Imagem da capa: cacb.org.br

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa