Brincando na Floresta: projeto leva Educação Ambiental para crianças e jovens ribeirinhos da Amazônia
Foto: Rodolfo Ponguelupe
Com o objetivo de sensibilizar crianças e jovens ribeirinhos sobre temáticas ambientais, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Dell Technologies e Intel promoveram a ação “Brincando na Floresta” na comunidade Boa Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, no município de Manicoré (distante 350 quilômetros de Manaus).
O “Brincando na Floresta” impactou 190 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos de 11 comunidades próximas, com várias atividades sobre conservação da biodiversidade, produção de lixo, cuidados com a água, saúde, bem-estar, qualidade de vida, entre outros.
A ação faz parte da iniciativa “Pequenos Curupiras”, do projeto Dell Technologies Solar Community Hub, fomentado pela Dell Technologies e Intel. A unidade, localizada na comunidade Boa Esperança, oferece acessos a serviços como atendimento em telessaúde, monitoramento socioambiental, propostas educacionais com foco em empregabilidade, conectividade e Educação Ambiental para aproximadamente 1,6 mil pessoas na região da RDS do Rio Amapá.
Com o desenvolvimento de diferentes atividades realizadas pelos Pequenos Curupiras, já foi possível beneficiar mais de 890 crianças, jovens e adultos. Entre os inúmeros resultados, destaca-se a produção de materiais pedagógicos que servem hoje tanto para o público infanto-juvenil, bem como para a formação continuada de professores, o uso de recursos para a alfabetização tecnológica e a utilização de estruturas físicas itinerantes para o desenvolvimento de atividades lúdicas.
As atividades do ‘Brincando na Floresta’ utilizaram a metodologia de aprendizagem por rotação, onde cada participante consegue aprender diversos temas em diferentes circuitos de forma prática. Além dos comunitários, sete professores que já passaram por oficinas de formação continuada no eixo Pequenos Curupiras também participaram das atividades.
“Ações como essa contribuem no desenvolvimento de habilidades e competências sociais e ambientais, aproximando a comunidade de temas importantes para a manutenção do nosso bioma, além de gerar criatividade, autonomia e protagonismo dos participantes”, explicou a supervisora do Subprograma de Educação Ambiental da FAS, Iarima Lopes.
A professora de Educação Infantil da comunidade Água Azul, Francineia Costa de Souza, foi uma das participantes do ‘Brincando na Floresta’. Ela descreve a experiência como enriquecedora para sua formação enquanto docente.
“Já é a segunda oficina que participo: a primeira foi a de formação de professores e, para mim, foi muito proveitosa porque, enquanto educadores, temos que trabalhar temáticas ambientais em sala de aula, pois são coisas que fazem parte do dia a dia dos nossos alunos. Participar das oficinas só melhora a qualidade de ensino e a minha forma de ensinar”, declarou a professora.