Cobrança sobre gestão de resíduos sólidos ainda é um desafio para municípios

16 de Maio de 2022 by Milton Figueiredo
SAAE Barretos
Cobrança sobre gestão de resíduos sólidos ainda é um desafio para municípios

Apesar de o marco legal do saneamento considerar como renúncia de receita a não proposição de um instrumento de cobrança sobre manejo de resíduos sólidos pelos municípios, esse tipo de arrecadação ainda tem muito a avançar no Brasil. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios, apenas 51% têm algum tipo de cobrança – o trabalho ouviu 2.959 municípios.

Os dados foram divulgados na quarta-feira (11), em um debate sobre o tema no 50º CNSA - Congresso Nacional de Saneamento Básico em Porto Alegre/RS. Estavam presentes os debatedores Sérgio Luis da Silva Cotrim, coordenador de Resíduos Sólidos (CORES/SRS/ANA); Daniel Martini, vice-diretor sul da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA); Hermes de Ávila Castro, diretor-presidente do SANEAR Rondonópolis (MT); Elisa Kerber Schoenell, Consultora de resíduos sólidos do CNM; e Edson Plá Monterosso, engenheiro do SANEP de Pelotas (RS). A coordenação foi de Geraldo Reichert, engenheiro do DMLU.

Para estabelecer parâmetros e fiscalizar a cobrança, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tem trabalhado na criação de uma norma técnica. "Nossa missão é a melhoria da qualidade de serviço prestado com a menor tarifa possível", afirmou Sérgio Luis da Silva Cotrim.

Segundo Cotrim, um dos grandes desafios da norma é quantificar o volume de rejeito produzido pelo usuário para realizar a cobrança de modo adequado: "Provavelmente esse volume será estimado por outros parâmetros, como a área do imóvel construída ou os níveis de consumo de água ou luz".

Mais um desafio para os municípios é instituir o melhor instrumento para a cobrança. Cotrim sugere que incluir o valor na fatura de água pode ser uma solução. "Incluir a cobrança na fatura da água diminui a inadimplência", afirmou o representante da ANA.

Já Daniel Martini destacou a emergência de a cobrança ser realizada, tendo em vista que, antes mesmo do marco regulatório, outros mecanismos legais já determinavam essa exigência. "Há 12 anos participo de debates para apontar a necessidade da cobrança", contou Martini.

Os representantes dos municípios, no entanto, pontuaram que a exigência recai sobre as prefeituras sem os apoios técnico, jurídico e financeiro adequados. Entre os desafios para a implementação da cobrança, estão a criação de aterros sanitários licenciados, o correto destino dos rejeitos e a insegurança jurídica.

"A gente se sente pressionado, mas está na ponta mais frágil da corda. Criticam as prefeituras por enviar resíduos que não são rejeitos para o aterro. Mas o poder público precisa entender que o município não tem poder algum sobre a logística reversa. É preciso exigir que o local que cria o rejeito seja responsável por ele. Se não for assim, como vou retirar o vidro que chega na minha cidade?", questionou Edson Plá Monterosso.

Hermes de Ávila Castro reforçou a necessidade da ampliação do debate sobre logística reversa, mas também declarou que a insegurança jurídica pode ser um entrave para muitas prefeituras: "O que está nos matando é não avançar na logística reversa. Além disso, se já existisse uma forma de cobrança mais segura, que estabelecesse parâmetros legais para o cálculo dos valores, garanto que a iniciativa privada estaria dentro desse processo há muito tempo, coletando, transportando, destinando e cobrando".

TEXTO: Alexandre Lucchese

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa