Coelhoterapia desenvolvida pelo UNIFEB finaliza semestre com sucesso nos atendimentos e projeto de ampliação para 2022

02 de Dezembro de 2021 by Milton Figueiredo
Coelhoterapia desenvolvida pelo UNIFEB finaliza semestre com sucesso nos atendimentos e projeto de ampliação para 2022

Nesta quarta-feira (1º), aconteceu uma confraternização para encerrar o semestre com os alunos da Coelhoterapia, desenvolvida pelo UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) em parceria com a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que promove atendimento a crianças com deficiência. 

A Coelhoterapia busca estudar o efeito da participação de coelhos em sessões de terapia com crianças do programa de educação inclusiva. As sessões terapêuticas são realizadas na Brinquedoteca do Centro Universitário, com acompanhamento do curso de Zootecnia e da Secretaria Municipal de Educação, além de suporte do curso de Pedagogia, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. 

De acordo com a professora de Zootecnia, Gabriela Pombo, neste semestre foram assistidos 8 alunos do Sistema Municipal de Ensino, com idades entre 4 e 16 anos. “O projeto funcionou nestes primeiros meses de forma piloto para verificarmos como seria a dinâmica com a Secretaria de Educação e como ocorreria o transporte dos alunos até o UNIFEB, porque temos crianças cadeirante e com Síndrome de Down, por exemplo”, explicou. 

Segundo a avaliação da professora Gabriela, o projeto foi sucesso e os atendimentos devem ser ampliados para 2022. “Estamos muito felizes, porque percebemos que a Coelhoterapia deu certo e foi possível levar nossa ideia para grandes centros de pesquisa. Além disso, conseguimos uma parceria muito importante com a USP, por meio do professor Adroaldo Zanella, que financiará a avaliação de stress dos coelhos. Para o próximo ano pretendemos aumentar o número de alunos atendidos e estender o projeto para a equoterapia”, destacou. 

O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, ressalta a importância da Coelhoterapia para o Centro Universitário e toda a comunidade. “Sempre incentivaremos projetos como esse, que fazem a diferença na vida das pessoas e colaboram com pesquisas científicas. Nossa instituição preza por apoiar essas iniciativas e manter as portas abertas para parcerias que permitam agregar positivamente para a comunidade barretense e da nossa região”, disse. 

Já a secretária municipal de Educação, Jessica Maria dos Santos, explica que a Coelhoterapia, assim como as demais ações desenvolvidas pelo Setor Municipal de Educação Inclusiva, buscam a cada dia ampliar as oportunidades de integração e aprendizagem das crianças. “Esse trabalho em conjunto com o UNIFEB é essencial e prezamos pela construção de parcerias sérias e comprometidas”, enfatiza. 

 

BEM-ESTAR DOS COELHOS 

O projeto também preza pela saúde e bem-estar dos coelhos. Segundo a professora Gabriela Pombo, uma simples queda para um animal do tamanho de um coelho adulto, pode vir a machucá-lo seriamente, assim como alguma reação inesperada de crianças com alto grau de transtornos. “O importante é confiar na pedagoga que estará com o assistido, nos informando das possíveis reações da criança, para que possamos tomar todos os cuidados necessários, desde apenas permitir que o aluno observe o animal, até entender quando ele estará preparado para interação”, ponderou. 

A Coelhoterapia busca uma quebra de paradigma em relação aos animais de potencial comercial. “Este é um projeto com o propósito de ajudar crianças e famílias que precisam de auxílio, mas vale ressaltar que a ideia surgiu de uma vontade imensa de manter ou melhorar o bem-estar de animais de estimação, que possuem potencial para fins comerciais. Nós podemos criar animais não apenas para fins de produção e a zootecnia pode e tem o dever de inserir os animais na vida dos seres humanos, para que possamos viver em equilíbrio com tudo aquilo que nos cerca”, finalizou. 

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa