Comitivas rumo a Barretos resgatam tradição boiadeira
Comitivas de diversas cidades resgatam a tradição do transporte de boiadas rumo a Barretos. Grupos montados em muares cavalgam por estradas boiadeiras rumo a 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
As comitivas Água de Peão, Pouso de Boiada e União, partiram de Mirassol/SP, com destino a Barretos. O percurso de cerca de 170 quilômetros demora cerca de 5 a 6 dias. O pouso é realizado em locais pré-determinados. Por onde passam chamam a atenção dos moradores e curiosos.
A Comitiva Pouso de Boiada cumpriu o trajeto com 28 cavaleiros, mais 8 pessoas no apoio. Há 13 anos realizam a jornada até Barretos. A viagem de 5 dias custa em torno de 30 mil reais, valor rateado entre os participantes, revela o tesoureiro do grupo Mauro Origa Filho.
O vice-comissário Fabiano Camilo conta que a jornada diária começa às 7 horas, tendo uma parada para o almoço ao meio-dia e a chegada até o ponto de pouso acontece por volta das 17 horas. O cardápio do almoço é variado: tem frango caipira, macarronada, rabada, carne de panela. Tem churrasco todo noite, na janta.
O grupo é composto apenas por homens, Tem contabilista, representante comercial, técnico agrícola, farmaceutico, motorista e empresário. "Ninguém tocou boiada como atividade. Nossa paixão é a preservar a cultura boiadeira", afirma Fabiano Camilo.
Comitiva Pouso de Boiada chegou ao Parque do Peão na sexta-feira
Fotos: Aquino José