Docente de Pedagogia do UNIFEB apresenta pesquisas e experiências inovadoras em congresso nacional da UNESP
27 de Novembro de 2025 by Milton Figueiredo
Cidades
A docente do curso de Pedagogia e coordenadora do NIP (Núcleo de Inclusão Psicopedagógico) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), Profa. Ma. Vanilda Divina Almério Bistaffa, participou do “VII Congresso Nacional de Formação de Professores”, articulado ao “XVII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores”, promovido pela UNESP, evento considerado uma das principais referências nacionais na área de formação docente.
Segundo a professora, o encontro ampliou discussões essenciais sobre os atuais processos formativos. “O congresso teve a temática ‘Ousar formar professores para novas relações com conhecimentos, ciências e culturas’, com palestras e minicursos voltados a responder ‘o que formar quer dizer quando se trata da educação de professores, nos dias atuais?’, no qual buscou problematizar a presente indagação. O evento proporcionou palestras, mesas redondas, minicursos, grupos de trabalho e apresentação de trabalhos (comunicação de pesquisa e relato de experiência). Além de participar das atividades oferecidas, apresentei dois trabalhos: comunicação de pesquisa que trata da minha tese de Doutorado (UNESP) e um relato de experiência do Projeto Integrador (UNIFEB) no qual orientei no 1º semestre de 2025, no 4º ano do curso de Pedagogia”, disse.
Entre as participações, Vanilda apresentou o relato de experiência desenvolvida no UNIFEB durante o primeiro semestre letivo, abordando práticas pedagógicas interdisciplinares na Educação Infantil. “O trabalho ‘O uso dos cinco sentidos na Educação Infantil: um relato de experiência’ é um recorte do Projeto Integrador desenvolvido pelas alunas Bianca Cordeiro Custódio Silveira, Lorena Costa Silva e Bianca Sabrina Mendes Ferreira, na disciplina de Projeto Integrador ‘Concepções Interdisciplinares e Escolas do Futuro’, durante o primeiro semestre de 2025. Teve o objetivo de investigar como a ludicidade, por meio da exploração dos cinco sentidos, pode contribuir para um aprendizado mais dinâmico, envolvente e significativo no processo de ensino e aprendizagem. As atividades sensoriais foram realizadas em uma escola privada de educação infantil, na sala de aula da pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos de idade. As ações desenvolvidas foram estruturadas em atividades sensoriais envolvendo jogos interativos, exploração de texturas, sons, sabores, aromas, estímulos visuais e motores. A organização das atividades seguiu uma sequência didática flexível, que permitiu a livre exploração dos materiais e estímulos sensoriais, promovendo a autonomia, a curiosidade e a construção coletiva do conhecimento. As atividades foram realizadas em pequenos grupos, a fim de favorecer a interação social, a escuta ativa e o trabalho colaborativo, aspectos fundamentais na primeira infância”, enfatiza.
Os resultados observados pelas estudantes confirmaram a potência formativa da proposta pedagógica. “A partir da experiência realizada, as discentes puderam confirmar que a ludicidade, aliada à exploração dos cinco sentidos, é uma ferramenta pedagógica eficaz e potente no processo de aprendizagem. As atividades sensoriais despertaram nas crianças o interesse, a curiosidade e o envolvimento, promovendo avanços significativos na oralidade, no reconhecimento de letras e palavras, na coordenação motora e na atenção. Mais do que isso, proporcionaram um aprendizado prazeroso, significativo e afetivo, respeitando o ritmo e as particularidades de cada criança. Esse Projeto Integrador proporcionou aos discentes a aprendizagem significativa, aliando a teoria à prática, no qual tiveram a oportunidade de desenvolverem habilidades essenciais como o trabalho em equipe e o pensamento crítico”, ressalta Vanilda.
Para a professora, participar do congresso reforça o compromisso da instituição com a pesquisa, a reflexão crítica e a formação docente alinhada às demandas atuais da educação. “Há uma relação direta entre o que vivencio na prática como docente e os processos formativos que orientam minha atuação no UNIFEB. Esse diálogo se dá em vários aspectos, como a reflexão crítica sobre o meu fazer docente, ressignificação de teorias à luz da realidade vivenciada, ampliação e diversificação do repertório metodológico. Assim, a participação nesse congresso reforça a ideia de que o professor também é pesquisador, no qual impacta minha atuação acadêmica em estimular a produção de conhecimento, qualificar projetos integradores e de iniciação científica dos discentes, fortalecendo minha identidade profissional e transformando diretamente minha atuação no ensino superior”, finaliza.