Educacross é considerada uma das 10 edtechs mais atraentes para o mercado corporativo no Brasil
Reginaldo Gotardo, CEO da Educacross
A Educacross, startup que aplica soluções de tecnologia na educação, foi uma das vencedoras do prêmio 100 Open Startups 2022 na categoria EdTechs, sendo considerada uma das 10 mais atraentes para o mercado corporativo. A premiação foi divulgada na terça-feira, 8/11, pela 100 Open Startups, principal plataforma internacional de conexão entre corporações e startups.
Neste ano, as startups de educação foram divididas em duas categorias: Educação Corporativa e Educação de Crianças e Jovens. Nascida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a Educacross foi vencedora na segunda categoria por auxiliar crianças e adolescentes de todo o Brasil e também na Angola, a aprenderem Português e Matemática por meio de jogos gamificados.
A plataforma desenvolvida pela Educacross utiliza a aprendizagem baseada em jogos (Game-based Learning) e oportuniza que os alunos interajam com jogos de forma lúdica e envolvente. Enquanto jogam, os alunos realizam pequenas tarefas que geram estatísticas e informações, que permitem ao professor avaliar o desempenho individual da criança.
“O prêmio é um reconhecimento a um trabalho que vem sendo desenvolvido há quase uma década e que hoje impacta crianças em todos os estados brasileiros. São mais de 1300 escolas parceiras e mais de 100 milhões de atividades realizadas pelos alunos. Uma das nossas próximas missões é levar a tecnologia para outros países, a exemplo da Angola, com a missão de tornar a aprendizagem mais lúdica, significativa e atraente por meio das plataqformas”, diz Reginaldo Gotardo, CEO da startup.
A plataforma
Os jogos desenvolvidos pela startup podem ser acessados do computador ou celular. As informações geradas revelam quais os pontos considerados fortes e fracos do aprendizado da criança e mostram quais ações pedagógicas são necessárias para otimizar e personalizar ainda mais a aprendizagem.
Ao jogar, a criança se sente mais motivada e mobiliza sua atenção e habilidades na resolução de problemas. As técnicas de gamificação criam experiências únicas que respeitam o ritmo de cada criança, desenvolvendo as capacidades cognitivas como a inteligência lógico-matemática, discursiva, entre outras.
O ranking
De acordo com a organização do ranking entre as EdTechs, foram 179 startups com contratos validados de Open Innovation com corporações, representando um crescimento de 85% em relação ao ano passado. As EdTechs tiveram um aumento de 61% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de 10.382 pontos no ranking de 2022. Desde 2016, quando teve início a apuração do ranking, o aumento geral de intensidade da prática foi de 93 vezes.
Para alcançar uma posição de TOP 10, foram necessários 34 pontos. As tendências de inovação mais exploradas entre as EdTechs foram Inteligência Artificial, Big Data & Analytics e Machine Learning, e a indústria que mais se relacionou com esse tipo de startup foi Serviços de Educação, com 7,8% dos relacionamentos, seguida por Serviços Profissionais (7,0%) e Serviços Financeiros (6,1%).
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos - com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em Open Innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.
Em 2022, o Ranking 100 Open Startups registrou mais de 25 mil open startups cadastradas, sendo 3.821 com contratos validados - cerca de 36% mais que as 18 mil cadastradas no ano passado, quando 2.414 tiveram contratos validados.
Sobre a 100 Open Startups
A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de quase 70 mil acordos de Open Innovation e R$ 3,9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.
Sobre a Educacross
A Educacross é uma Edtech que nasceu em Ribeirão Preto, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, ligado à Universidade de São Paulo (USP). A startup atua com escolas em 26 estados do Brasil.
Aliando metodologia própria, games e Inteligência Artificial, a plataforma ultrapassou a marca de 100 milhões de missões realizadas pelos alunos até 2022. A plataforma potencializa o ensino e a aprendizagem da Matemática e do Português no Ensino Fundamental I e é constituída pela união de metodologias eficazes que promovem novas formas de ensinar e aprender.