Em oito anos, IRCAD América Latina triplica cursos e treina 11 mil cirurgiões

09 de Julho de 2019 by Milton Figueiredo
Em oito anos, IRCAD América Latina triplica cursos e treina 11 mil cirurgiões

Nessa terça-feira (09), o IRCAD América Latina (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas), unidade Barretos, completará oito anos de funcionamento e celebra a data com grande impacto na educação médica em toda a América Latina, com a formação de aproximadamente 11 mil médicos cirurgiões de diversas especialidades, vindos de mais de 30 países, especialmente do Peru, Argentina, Colômbia e Chile. O oferecimento de cursos neste período também saltou de 11 para 36, um aumento de mais de 300%.

Inaugurado em 2011, em Barretos, ao lado do Hospital de Amor, um dos mais respeitados hospitais do mundo em tratamento de câncer, o IRCAD América Latina foi a primeira extensão no Brasil, do Instituto fundado, em Estrasburgo – França. Com o propósito exclusivo de facilitar o acesso de médicos ao aprendizado das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, o IRCAD mantém parcerias com Associações médicas de todas as especialidades da saúde e diversos hospitais do Brasil.

Curso realizado no IRCAD América Latina - Unidade Barretos SP

Desde a inauguração, o Instituto também mantém parcerias com as indústrias médicas MedTronic e Karl Storz, que disponibilizam endoscópios, dispositivos cirúrgicos, e sistemas de câmeras de alta definição para as 21 estações experimentais do laboratório prático, onde são realizados treinamentos em tecido vivo, espécimes cadavéricas e ex-vivo. Outros avanços do Instituto neste período são a renovação mensal de dispositivos cirúrgicos, ampliação da gastronomia do restaurante local e implantação da sala cirúrgica – OR 1 da Storz que permite ao médico e equipe terem o controle de todas informações do paciente, como exames e histórico, e fazer a gestão de imagem do paciente antes e durante o procedimento.

De acordo com o coordenador científico do IRCAD, Dr. Luis Gustavo Romagnolo, houve um aumento muito grande pela procura dos tratamentos minimamente invasivos e o instituto se preparou para este momento, “o Instituto soube identificar essas dificuldades técnicas e acompanhar a velocidade da evolução das novas tecnologias, para oferecer, com médicos e tecnologia de reconhecimento mundial, as inovações que vão melhorar a qualidade da cirurgia e qualidade de vida do paciente”, afirma Romagnolo que destacou o índice de satisfação dos alunos de 92%, apurado em pesquisa.

A instalação do Instituto em Barretos, que tem como diretor científico – Dr. Armando Melani, se deve ao trabalho realizado pelo presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata. Fundado em Estrasburgo, na França, pelo médico e professor, Jacques Marescaux, o Instituto completou 25 anos em junho.

Saiba mais pelo site: https://www.ircadamericalatina.com.br/

Fotos: Nathan Almeida

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa