Expo Eng apresenta projetos integradores dos cinco cursos de Engenharia do UNIFEB
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu entre os dias 4 e 5 de dezembro a Expo Eng, evento organizado pelas coordenações dos cursos de Engenharia e dedicado a apresentar os projetos integradores desenvolvidos pelos alunos das engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, Química e de Produção.
Para o coordenador da área de Engenharias e Exatas do Centro Universitário, Prof. Dr. Giovanni César dos Santos, em substituição do antigo Workshop de Avaliação dos Projetos Integradores das Engenharias, a Expo Eng representa uma evolução significativa na forma como os projetos são apresentados à comunidade. “Nosso principal objetivo é oferecer um ambiente dinâmico e interativo para que os estudantes de Engenharia possam expor seus projetos desenvolvidos ao longo do semestre. Um marco importante da Expo Eng é o caráter extensionista dos trabalhos. Os projetos, orientados por professores altamente qualificados, não se limitaram apenas ao ambiente acadêmico, mas também se estenderam para além dos muros da universidade, buscando soluções e contribuições para a comunidade local e regional. Essa abordagem extensionista demonstra o compromisso dos estudantes em aplicar o conhecimento adquirido em benefício da sociedade, agregando valor às suas propostas e evidenciando o impacto positivo que podem gerar no contexto social e econômico”, destacou.
Segundo o coordenador, um dos diferenciais dessa nova proposta é a presença marcante de representantes de empresas de renome da cidade de Barretos e região, proporcionando aos estudantes a oportunidade de interagir diretamente com especialistas, receber feedbacks construtivos e até mesmo estabelecer contatos para possíveis parcerias ou oportunidades futuras no mercado de trabalho. “Com o apoio e presença da Reitoria na inauguração do novo modelo, o evento contou com uma dinâmica diferente dos outros semestres, em que houve um momento de fala tanto do nosso Reitor, o Prof. Dr. Angelo Davis, bem como dos vários representantes do setor industrial, levando aos alunos palavras de incentivo e motivação”, enfatizou
Além das apresentações, os trabalhos também passaram pelo crivo de bancas avaliadoras, oportunidade em que os estudantes puderam promover debates e trocas de ideias. “Essa valiosa interação, permite aos alunos aprimorar suas habilidades de comunicação, além de favorecer um ambiente propício para networking e aprendizado prático. A Expo Eng não apenas se destaca como um evento de exposição dos trabalhos acadêmicos, mas também como uma oportunidade grandiosa para a formação integral dos estudantes de Engenharia, incentivando a inovação, a colaboração e o desenvolvimento de competências essenciais para a futura atuação profissional”, ressaltou Giovanni.
De acordo com o coordenador, os projetos demonstraram muita competência ao cumprirem seus objetivos, e muitos ainda alcançaram a missão de impulsionar a extensão universitária. “Estes projetos não apenas ofereceram soluções criativas para desafios comuns enfrentados pela comunidade externa, mas também, em alguns casos, propuseram alternativas para o reuso de recursos. Muitos deles apresentaram perspectivas empreendedoras, proporcionando ideias viáveis para o desenvolvimento de negócios, ao passo que outros direcionaram seu foco para a disseminação de conhecimentos técnico-científicos aos estudantes do ensino médio em escolas da região. Essas iniciativas ilustram o comprometimento dos projetos com a comunidade, demonstrando o impacto positivo e diversificado que podem ter fora dos limites da universidade”, disse.
Giovanni também destaca que eventos como a Expo Eng são cruciais para complementar a formação dos alunos de Engenharia, fornecendo experiências práticas, conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais necessárias para se tornarem profissionais competentes e preparados para os desafios da área. “O evento foi organizado de forma distinta em relação à proposta anterior, desta vez distribuído ao longo de dois dias em um ambiente mais acolhedor. Essa mudança tem proporcionado um espaço mais propício para as apresentações dos projetos, valorizando ainda mais os trabalhos dos alunos”, finalizou.