Guaratinguetá recebe pontos de coleta de vidro para reciclagem

02 de Maio de 2024 by Milton Figueiredo
Sustentabilidade
Guaratinguetá recebe pontos de coleta de vidro para reciclagem

A cidade de Guaratinguetá ganhará 20 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para coleta exclusivamente de vidro, que será destinado à reciclagem. Os dez primeiros containers serão instalados, em uma primeira fase do Programa, em pontos estratégicos do município.

A instalação dos PEVs tem como propósito aumentar a circularidade do vidro no Brasil e é liderado pela Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, em parceria com a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidro e SAEG - Companhia de serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá.

A coleta dos vidros descartados nos PEVs em Guaratinguetá será operacionalizada pela SAEG e serão encaminhados para uma cooperativa parceira da cidade, a qual comercializará todo o resíduo diretamente com a empresa Massfix.

Com a instalação destas unidades, estima-se que cerca de 16 toneladas de vidro deixarão de ser destinadas aos aterros sanitários, gerando mais economia na gestão de resíduos. Para Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina, o consumo consciente é um desafio a ser estimulado na população. “No Brasil, temos atuado para ampliar os índices de reciclagem do vidro, infelizmente ainda não temos um grande número deste nobre resíduo destinado à reciclagem, o que aumenta a sobrecarga dos aterros e custo para prefeituras. Por isso o Programa Vidro Vira Vidro é um importante aliado para ajudar os municípios a incrementar suas taxas de reciclagem”, afirma.

Na primeira fase do projeto, estão previstas a instalação de 10 PEVs nas seguintes localidades:

  • Parque Ecológico Anthero dos Santos
  • Proximidades do Instituto Conselheiro Rodrigues Alves (Esquina da Av. Visconde de Guaratinguetá com a Lamartine Delamare)
  • Vila Paraíba (02 unidades na Av. Presidente Vargas)
  • Praça da Gruta (Av. João Pessoa, próximo ao Orfanato)
  • Rua Castro Santos
  • Ecoponto 1 (02 unidades na Rua Alfonso Giannico)
  • FEG (Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha)
  • POUPATEMPO (Av. Ministro Salgado Filho

Com a ação, as empresas reiteram o compromisso com o meio ambiente, procurando soluções por meio de parcerias de sucesso, pensando no bem-estar da população e preocupando-se com o desenvolvimento sustentável. Além dos pontos de entrega do vidro, a coleta seletiva segue ativa na cidade, com o itinerário disponível no site da SAEG

Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2.

Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.

 

Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Com mais de 11 mil colaboradores e colaboradoras e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.

Em 2023, a Verallia produziu cerca de 16 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,9 bilhões A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.

No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.


Sobre a Massfix

Desde 1991 a MASSFIX atua no setor da reciclagem de cacos de vidros, sendo hoje a maior da América Latina no segmento. Frente a missão, reciclar todo tipo de resíduo de vidro como: vidro plano, vidro laminado, vidro de embalagem e especiais. No início de sua história atuava apenas na coleta de cacos em uma pequena região de São Paulo. Com seriedade e profissionalismo a MASSFIX expandiu sua atuação, segmentos.

As preocupações com o meio ambiente são a base das atividades da MASSFIX e nos orgulhamos em contribuir com um propósito nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva, praticando como atividade primária a economia circular, estando hoje boa parte do território Nacional, sempre se especializando e inovando no processo de reciclagem e transportes destes resíduos. Atualmente possui mais de 1500 fornecedores ativos, entre pequenos e grandes geradores de diferentes.

No Brasil, a Massfix possui sete unidades localizadas nas cidades de Mogi Das Cruzes, Guarulhos, Contagem, Brasília, Anápolis, Cariacica e Barra Velha. Para mais informações acesse: www.massfix.com.br

Sobre a SAEG

A Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá, possui uma história rica de 53 anos de atuação no município.

Responsável pelo sistema de saneamento da cidade, a SAEG abastece 100% do território da cidade distribuindo, anualmente em média, mais de 13 milhões de metros cúbicos de água tratada e apta para consumo por uma extensão total de mais de 600 quilômetros de tubulação espalhadas pelo território do município, variando entre 50 a 400 milímetros.

Também ciente do cuidado com o meio ambiente a SAEG desenvolve hoje, pelo segundo ano consecutivo, o Programa ECODAY Guaratinguetá, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, com o apoio das secretarias de Esporte e Agricultura. O Programa tem como objetivo desenvolver e aplicar ações voltadas à educação ambiental dentro de um circuito composto por provas físicas integradas com a coleta de resíduos nas unidades escolares com a participação direta de alunos e professores do ciclo de 1° ao 9° ano da rede municipal de ensino. Em 2022 foram arrecadadas mais de 11 toneladas de materiais recicláveis aos quais foram dados a devida destinação.

A SAEG também é a responsável pela coleta de resíduos úmidos e recicláveis. Em parceria com a CODESG realiza a coleta cerca de 75 a 80 toneladas/mês do lixo úmido. E com as cooperativas Amigos do Lixo e Coopera Guará atende 85% do território do município com a coleta seletiva, dando a destinação correta a 80 toneladas/mês de resíduos recicláveis.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa