Hospital de Amor celebra mais de 10 mil cirurgias após 20 anos da primeira cirurgia por vídeo

29 de Novembro de 2019 by Milton Figueiredo
Hospital de Amor celebra mais de 10 mil cirurgias após 20 anos da primeira cirurgia por vídeo

Luis Gustavo Romagnolo, coordenador científico

 

O ano de 1999 marcou o início de uma revolução médica no Hospital de Amor de Barretos, referência mundial no tratamento de câncer, com a realização de sua primeira cirurgia minimamente invasiva por vídeo, a laparoscopia.

Para celebrar a data e as mais de 10 mil cirurgias minimamente invasivas realizadas, a entidade reune hoje e amanhã (30), durante simpósio, os cirurgiões pioneiros da técnica no Brasil, responsáveis pelas primeiras cirurgias no Hospital e membros do Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD).

De acordo com o médico coloproctologista, Dr. Marcos Denadai, que integrou a equipe médica dos primeiros procedimentos cirúrgicos por vídeo, o Hospital de Amor é também pioneiro em realizar as cirurgias através do SUS. “Apenas na especialidade do Digestivo Baixo foram realizadas cerca de 6 mil cirurgias, um número muito expressivo em relação à realidade do Brasil”, disse.

A primeira cirurgia minimamente invasiva no Hospital de Amor foi realizada para tratamento de câncer de reto. Hoje, todas as especialidades que atuam nos tumores do abdomên - Digestivo Alto e Baixo, Urologia , Ginecologia, e também cirurgia Pediátrica se beneficiam da técnica que além de garantir menor trauma cirúrgico, proporciona menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo do paciente às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes. A técnica também reduz a taxa de infecções e a ocorrência de aderências pós-operatórias.

Responsável por coordenar a equipe médica da primeira cirurgia no Hospital, o diretor científico do IRCAD, Dr. Armando Melani, também prestigiará o simpósio, juntamente com o coordenador científico Dr.  Luis Gustavo Romagnolo, fundador do Instituto – Dr. Jacques Marescaux, entre outros cirurgiões pioneiros por realizar a técnica no Brasil .

Confira a programação pelo portal: http://oncoeventos.com.br/evento/92-simposio-comemorativo-20-anos-videolaparoscopia-no-hospital-de-amor-barretos