Novela A Intrusa do Globoplay é um pé no saco
É compreensível por que Silvio Santos se recusou a exibir a novela A Intrusa, uma produção da Televisa de 2001 que traz Gabriela Spanic interpretando novamente irmãs gêmeas, após o sucesso de A Usurpadora (1998). Infelizmente, a novela não conseguiu capturar o mesmo encanto e engajamento da sua predecessora. Os telespectadores esperavam uma trama envolvente, mas acabaram encontrando uma história arrastada e desinteressante.
A Intrusa reúne alguns atores e atrizes de A Usurpadora, mas falha ao não entregar um enredo cativante e personagens carismáticos. A falta de galãs charmosos, que eram uma marca registrada das novelas mexicanas, também deixou os fãs desapontados. A trama segue o padrão das novelas da época, com uma mocinha ingênua que se casa para salvar uma família da miséria e acaba enfrentando desafios absurdos, como ser forçada a se apaixonar pelo seu marido fake, Dom Rodrigo (Enrique Lizalde/ Carlos Cámara), que finge estar morto e depois retorna exigindo seu amor.
O enredo de personagens chatos, carregados de ódio, inveja e preguiçosos. Os telespectadores não conseguem se conectar com nenhum dos personagens, e o roteiro parece desconexo e sem sentido em várias ocasiões. Além disso, a falta de química entre o casal protagonista, Virginia (Gabriela Spanic) e Carlos Alberto (Arturo Peniche), não ajuda a atrair o público.
Uma curiosidade sobre a novela é que a Televisa tinha a intenção de criar uma trilogia, seguindo o sucesso de A Usurpadora. A ideia original era contar a história de gêmeas interpretadas por Gabriela Spanic em uma terceira novela, mas o projeto foi abandonado devido ao fracasso de audiência de "A Intrusa" no México durante sua exibição. A intenção de reviver a trama em um remake foi cogitada, porém, foi abortada devido à pandemia de Covid-19.
Arturo Peniche e Gabriela Spanic
Junto a muitos outros telespectadores seguirei até o fim, não por gostar da trama, mas como que um respeito a Gabriela Spanic que tão bem deu vida a Paulina e a icónica Paola Bracho, em A Usurpadora, e para descobrir como será a morte de Virgínia (A Intrusa), e como sua gêmea Vanessa assumirá seu lugar.
Algumas páginas nas redes sociais dizem que culparam os atores pelo fiasco da novela e que Gabriela foi demitida. Se é verdade ou não, o fato é que a atriz passou, em 2002, a fazer novelas na Telemundo, emissora estadunidense de língua espana: La Venganza (2002-2003), Prisionera (2004) e Tierra de Pasiones (2006). Spanic só voltou a atuar na Televisa em 2010, quando interpretou a vilã de Sou Tua Dona (2010), novela já exibida e reprisada no Brasil pelo SBT.
Mudança no elenco: Dom Rodrigo e Sagrario
Enrique Lizardo - Foto: expansion.mx
A Intrusa foi, de fato, uma novela marcada por tumultos nos bastidores, especialmente relacionados ao elenco e aos personagens. Durante a época das gravações, circularam duas versões sobre a saída de Enrique Lizalde (falecido em 2013), o primeiro ator a interpretar Dom Rodrigo.
A versão oficial indicava que o renomado 'primer actor', devido à intensidade das gravações, seguindo recomendações médicas, precisou se afastar temporariamente do projeto. No entanto, nos bastidores, surgiu uma segunda versão dos acontecimentos: alegava-se que Lizalde estava profundamente insatisfeito com a direção que seu personagem estava tomando e chegou a discutir com a produção, inclusive com o escritor da história, Carlos Romero. Após um acordo com a emissora, ele gravou suas últimas cenas e deixou a novela, sendo substituído pelo também falecido Carlos Cámara.
Carlos Cámara - Foto: diezminutos.es
Silvia Derbez - Divulgação
Além das mudanças no elenco envolvendo Enrique Lizalde e Carlos Cámara, houve outra reviravolta surpreendente na novela. A saída da atriz Silvia Derbez, que interpretava Sagrario, personagem fundamental na trama, foi motivada por razões ainda mais delicadas. Silvia teve que ser substituída por Bárbara Gil devido a um diagnóstico devastador: câncer no pulmão. Diante dessa dolorosa realidade, a atriz teve que se afastar das gravações para focar em seu tratamento e recuperação. Ela faleceu em 06 de abril de 2002.
Bárbara Gil - Reprodução YouTube
Versões e remakes
A Intrusa é na verdade um remake de Valentina, uma criação de Inés Rodena para a extinta RCTV da Venezuela em 1975. Apesar das tentativas de revitalizar a história, a versão de 2001 não conseguiu replicar o sucesso das suas predecessoras. Confira:
1. Valentina: 1975 – RCTV
Protagonizada por Marina Baura e Raúl Amundaray
2. Rebeca: 1985 – RCTV
Protagonizada por Tatiana Capote y Franklin Virgüez.
3. Alma Mía: 1988 – RCTV
Protagonizada por Carlos Montilla e Nohely Arteaga
4. Cuando Hay Pasión: 1999 -Venevisíon
Protagonizada por Fedra López e Jorge Reyes. A fez muitas mudanças na trama para evitar ações judiciais da RCTV.