Novela A Intrusa do Globoplay é um pé no saco

04 de Novembro de 2023 by Milton Figueiredo
Novelas
Novela A Intrusa do Globoplay é um pé no saco

É compreensível por que Silvio Santos se recusou a exibir a novela A Intrusa, uma produção da Televisa de 2001 que traz Gabriela Spanic interpretando novamente irmãs gêmeas, após o sucesso de A Usurpadora (1998). Infelizmente, a novela não conseguiu capturar o mesmo encanto e engajamento da sua predecessora. Os telespectadores esperavam uma trama envolvente, mas acabaram encontrando uma história arrastada e desinteressante.

A Intrusa reúne alguns atores e atrizes de A Usurpadora, mas falha ao não entregar um enredo cativante e personagens carismáticos. A falta de galãs charmosos, que eram uma marca registrada das novelas mexicanas, também deixou os fãs desapontados. A trama segue o padrão das novelas da época, com uma mocinha ingênua que se casa para salvar uma família da miséria e acaba enfrentando desafios absurdos, como ser forçada a se apaixonar pelo seu marido fake, Dom Rodrigo (Enrique Lizalde/ Carlos Cámara), que finge estar morto e depois retorna exigindo seu amor.

O enredo de personagens chatos, carregados de ódio, inveja e preguiçosos. Os telespectadores não conseguem se conectar com nenhum dos personagens, e o roteiro parece desconexo e sem sentido em várias ocasiões. Além disso, a falta de química entre o casal protagonista, Virginia (Gabriela Spanic) e Carlos Alberto (Arturo Peniche), não ajuda a atrair o público.

Uma curiosidade sobre a novela é que a Televisa tinha a intenção de criar uma trilogia, seguindo o sucesso de A Usurpadora. A ideia original era contar a história de gêmeas interpretadas por Gabriela Spanic em uma terceira novela, mas o projeto foi abandonado devido ao fracasso de audiência de "A Intrusa" no México durante sua exibição. A intenção de reviver a trama em um remake foi cogitada, porém, foi abortada devido à pandemia de Covid-19.

Arturo Peniche e Gabriela Spanic

Junto a muitos outros telespectadores seguirei até o fim, não por gostar da trama, mas como que um respeito a Gabriela Spanic que tão bem deu vida a Paulina e a icónica Paola Bracho, em A Usurpadora, e para descobrir como será a morte de Virgínia (A Intrusa), e como sua gêmea Vanessa assumirá seu lugar.

Algumas páginas nas redes sociais dizem que culparam os atores pelo fiasco da novela e que Gabriela foi demitida. Se é verdade ou não, o fato é que a atriz passou, em 2002, a fazer novelas na Telemundo, emissora estadunidense de língua espana:  La Venganza (2002-2003), Prisionera (2004) e Tierra de Pasiones (2006). Spanic só voltou a atuar na Televisa em 2010, quando interpretou a vilã de Sou Tua Dona (2010), novela já exibida e reprisada no Brasil pelo SBT.

 

Mudança no elenco: Dom Rodrigo e Sagrario

Enrique Lizardo - Foto: expansion.mx

A Intrusa foi, de fato, uma novela marcada por tumultos nos bastidores, especialmente relacionados ao elenco e aos personagens. Durante a época das gravações, circularam duas versões sobre a saída de Enrique Lizalde (falecido em 2013), o primeiro ator a interpretar Dom Rodrigo.

A versão oficial indicava que o renomado 'primer actor', devido à intensidade das gravações, seguindo recomendações médicas, precisou se afastar temporariamente do projeto. No entanto, nos bastidores, surgiu uma segunda versão dos acontecimentos: alegava-se que Lizalde estava profundamente insatisfeito com a direção que seu personagem estava tomando e chegou a discutir com a produção, inclusive com o escritor da história, Carlos Romero. Após um acordo com a emissora, ele gravou suas últimas cenas e deixou a novela, sendo substituído pelo também falecido Carlos Cámara.

Carlos Cámara - Foto: diezminutos.es

 

Silvia Derbez - Divulgação

Além das mudanças no elenco envolvendo Enrique Lizalde e Carlos Cámara, houve outra reviravolta surpreendente na novela. A saída da atriz Silvia Derbez, que interpretava Sagrario, personagem fundamental na trama, foi motivada por razões ainda mais delicadas. Silvia teve que ser substituída por Bárbara Gil devido a um diagnóstico devastador: câncer no pulmão. Diante dessa dolorosa realidade, a atriz teve que se afastar das gravações para focar em seu tratamento e recuperação. Ela faleceu em 06 de abril de 2002.

Bárbara Gil - Reprodução YouTube

 

Versões e remakes

A Intrusa é na verdade um remake de Valentina, uma criação de Inés Rodena para a extinta RCTV da Venezuela em 1975. Apesar das tentativas de revitalizar a história, a versão de 2001 não conseguiu replicar o sucesso das suas predecessoras. Confira:

 

1. Valentina: 1975 – RCTV

Protagonizada por Marina Baura e Raúl Amundaray

 

2. Rebeca: 1985 – RCTV

 Protagonizada por Tatiana Capote y Franklin Virgüez.

 

3. Alma Mía: 1988 – RCTV

Protagonizada por Carlos Montilla e Nohely Arteaga

 

4. Cuando Hay Pasión: 1999 -Venevisíon

Protagonizada por Fedra López e Jorge Reyes. A fez muitas mudanças na trama para evitar ações judiciais da RCTV.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa