O avanço tecnológico dos videogames: veja como consoles se tornaram objetos de desejo

30 de Janeiro de 2023 by Milton Figueiredo
Game Lazer
O avanço tecnológico dos videogames: veja como consoles se tornaram objetos de desejo

Os videogames continuam sendo objeto de desejo de grande parte da população mundial. O primeiro console da história, criado pelo engenheiro alemão Ralph Baer, foi lançado em 1972 e se chamava Magnavox Odissey. Desde então, estes acessórios passaram a fazer parte do imaginário popular e alcançaram status de prioridade entre os amantes de tecnologia, com o passar dos anos, os consoles foram constantemente atualizados, chegando aos modelos que hoje conhecemos. De acordo com a consultoria Newzoo, em 2023 o setor deve faturar cerca de R$1 trilhão de reais no mundo.

Por trás de cada console existe uma grande tecnologia envolvida, e a cada geração, os componentes que possibilitam os jogos funcionarem passam por atualizações, para que os chamados “upgrades” possam ser vivenciados pelos jogadores, elementos como melhores gráficos, maior rapidez do console e de seu software, além de novas mecânicas são alguns dos poucos exemplos que apresentaram melhoras a cada salto de geração.

“Assim como o mundo tecnológico apresentou grande evolução durante os últimos anos, os videogames seguiram pelo mesmo caminho e se tornaram elementos comuns na casa de muitas pessoas. Hoje, temos diversas funcionalidades presentes dentro dos consoles, que possibilitam usufruir os jogos e experimentar outras formas de entretenimento”, explica João Gabriel, head de tecnologia e Top Voice do LinkedIn.

 

A era de ouro dos consoles

Os mais antigos com certeza se lembram do Atari, Mega Drive ou do NES, o videogame da Nintendo. Estes consoles, apesar de hoje serem considerados simples em sua execução, representaram um grande marco contemporâneo de execução da tecnologia e disponibilizaram clássicos que são amados até hoje, como Donkey Kong, Mario e Sonic.

Os jogos, majoritariamente feitos em 2D, e compilados em fitas-cassetes se tornaram uma verdadeira febre entre os jovens. De acordo com as empresas responsáveis pelos consoles, o Atari 2600 vendeu 30 milhões de unidades, o Mega Drive 35 milhões e o NES mais de 60 milhões de unidades, além disso, o Game Boy, console portátil da Nintendo, vendeu incríveis 118 milhões de unidades em suas duas versões. 

“Apesar de hoje olharmos para estes consoles como clássicos, eles são a representação de algo muito bem feito com o que se tinha disponível na época. A tecnologia com certeza evoluiu, com processadores velozes, mais memória disponíveis nos consoles, entre outros elementos, porém estas empresas revolucionaram o modo de se divertir a partir dos jogos” explica João.

A chegada de gigantes da tecnologia no mercado de consoles

Os anos 90 representaram uma ruptura no sistema tradicional de videogames antes dominados por Nintendo e Sega. Em 1994, a Sony, empresa de tecnologia japonesa lançava ao mercado o primeiro Playstation, que contava com a tecnologia de CDs, diferentemente de seus concorrentes diretos, além do auxílio do Memory Card, utensílio que permitia ao jogador salvar sua progressão nos jogos, dando a possibilidade de não perder suas conquistas e experimentar ainda mais os jogos lançados.

Clássicos como Resident Evil, Gran Turismo, Final Fantasy, Silent Hill, e Winning Eleven são apenas alguns dos poucos exemplos que marcaram uma geração inteira de jogadores e tornaram o Playstation um sucesso comercial de vendas, com 102 milhões de unidades vendidas.

Outra empresa que entrou no mundo dos jogos poucos anos após a Sony foi a Microsoft, empresa de tecnologia norte-americana liderada por Bill Gates, que lançou em 2001 a primeira versão de seu console, o Xbox.

Desde então, Sony e Microsoft protagonizam a liderança do mercado de videogames, lançando consoles que foram extremamente bem sucedidos, como o Playstation 2, o videogame mais vendido da história, o Playstation 4 e Xbox 360, elevando o nível das tecnologias embutidas nos consoles a cada geração.

“Hoje vemos os consoles não apenas como elementos que rodam jogos, mas como um utensílio tecnológico de entretenimento que pode nos conectar à internet, serviços de streaming e televisão. Então, além disso, temos o avanço tecnológico, com a velocidade dos processadores atuais, discos rígidos cada vez mais rápidos e arquiteturas que proporcionam aos desenvolvedores extraírem o máximo destes videogames para os jogos”, comenta o especialista.

 

Futuro na nuvem

Os próximos anos prometem ser muito interessantes para o setor de videogames, apesar de os consoles ainda apresentarem forças de vendas, o sistema de jogos em nuvem, por streaming tem concentrado cada vez mais adeptos.

Esta possibilidade exclui a necessidade do console físico, possibilitando ao usuário que com apenas uma conexão estável e rápida com a internet, os jogos sejam transmitidos por navegadores de internet, Smart TVs, Smartphones, Tablets, e computadores pessoais. 

“O streaming vem dominando diversos aspectos de entretenimento, como músicas e filmes, e a entrada dos jogos neste sistema, com auxílio da nuvem, pode tornar os jogos como um todo muito mais acessíveis para aqueles que não podem adquirir os consoles”, finaliza o head de tecnologia.

João Gabriel, head de tecnologia e top voice no LinkedIn

Imagem: Freepik

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa