Projeto “Fazendo a Diferença” de Ilha Solteira encerra 2022 com balanço positivo

26 de Dezembro de 2022 by Milton Figueiredo
Sustentabilidade
Projeto “Fazendo a Diferença” de Ilha Solteira encerra 2022 com balanço positivo

Áreas vazias e sem uso foram transformadas em espaço de lazer e convivência nas cidades paulistas de Ilha Solteira e Rosana, na 3ª edição do projeto “Fazendo a Diferença”, promovida pela Fundação Energia e Saneamento com patrocínio da CTG Brasil. A ação educativa de mobilização e transformação ambiental leva conhecimentos teóricos e práticos, através de oficinas virtuais e presenciais, sobre questões como uso e reuso de recursos, tratamento de resíduos e consumo consciente.

Na cidade de Ilha Solteira foram realizadas oficinas sobre sistema de captação, armazenamento e uso de água da chuva; sobre bioconstrução com o método superadobe; sobre jardins aromáticos, medicinais e sensoriais. No assentamento Porto Maria, em Rosana, aconteceram as oficinas de sistema de tratamento de águas residuais (água cinza) através de jardim filtrante e de bioconstrução com superadobe.

O superadobe, também chamado de terra ensacada, é uma técnica de construção simples, barata e econômica, que utiliza solo argiloso em sacos plásticos de polipropileno e permite construir formas para usos diferenciados, como bancos, escadas e até paredes.

As oficinas teóricas reuniram 90 participantes nas duas cidades e as atividades práticas contaram com 63 pessoas. O coordenador da iniciativa, Rafael Ferreira, explicou que as atividades eram abertas a qualquer interessado, sem restrições de público, mas o perfil dos participantes ficou concentrado em estudantes do ensino fundamental e médio. Em Ilha Solteira participaram também alunos de curso superior e em Rosana, agricultoras e agricultores do assentamento.

 

Teoria e prática

Ferreira comentou que as oficinas teóricas abordaram temas como questões ambientais, ocupação de espaço, uso da água, produção de alimentos, produção e consumo consciente. As atividades práticas mostraram como é possível, com poucos recursos ou em sistema de mutirão, resolver questões como tratamento da água de pias, banheiros e chuveiros; trabalhar com sistema de captação de água de chuva; e utilizar a técnica de construção superadobe, de baixo custo.

“O projeto busca capacitar as pessoas para transformar espaços, transformar problema em solução”, comentou o coordenador. Ele explicou que o grupo utilizou o espaço ocioso dentro de uma escola de Ilha Solteira, que foi transformado, junto com a comunidade participante, em área de lazer, convivência e espaço de leitura, o Jardim Sensorial. “Construímos um sistema de captação de chuva para regar os jardins em Ilha Solteira”, disse.

No assentamento Porto Maria, a água que era descartada passou a ser usada para regar o jardim construído em um espaço vazio e sem uso de uma pousada e restaurante rural, que se tornou área de lazer, o Jardim de Estar, que faz referência ao bem-estar e à sigla Star, de Sistema de Tratamento de Águas Residuais. “Em Rosana, os moradores achavam que não ia dar certo e deu. Um espaço vazio, virou uma área a mais de lazer nesse restaurante rural do assentamento”, afirmou o coordenador.

De acordo com Ferreira, o projeto foi tão positivo que as atividades de melhorias na escola continuaram. “Com uma grande adesão, a comunidade prosseguiu com pinturas, manutenções e até intervenções artísticas com apoio dos professores. Os alunos abraçaram o local. Maravilhoso o trabalho que fizeram na escola. Foi um grande resultado”, disse.

 

Legado positivo

O maior legado do Fazendo a Diferença, segundo o coordenador, é deixar conhecimento e capacidade de realizar nas comunidades para estimular a sensação de pertencimento. “As pessoas podem fazer a diferença e melhorar as condições sociais do local onde vivem com autonomia. São responsáveis pela própria existência e podem causar impacto positivo na comunidade”, afirmou.

Ao final das oficinas, foi aplicada uma pesquisa de feedback, que revelou os resultados positivos. Dos participantes que responderam às perguntas, 94% se disseram prontos para intervir positivamente no meio em que vivem e transmitir o aprendizado para outras pessoas.

Estudante do último semestre de Licenciatura História, Nayara Leão Oliveira, assentada no assentamento Porto Maria, disse que o projeto Fazendo a Diferença veio em um momento muito importante para o projeto da pousada, que pretende atrair mais turistas. “Já nos encontramos no meio da natureza e já oferecemos para o turista esse contato com a natureza. Agora nós também mostramos que contribuímos com ela devolvendo a água mais limpa sem resíduos”, afirmou.

Nayara comentou que o Fazendo a Diferença foi um marco para ela, a comunidade e todos que se envolveram nas atividades. “Tivemos um grande aprendizado e vontade de aplicar o que aprendemos em nossas casas com o despertar desse respeito pelo que a natureza oferece. Podemos contribuir com pequenos cuidados e muito mais”, alegou.

Marlei Masson Martins, professora de arte e arteterapeuta da escola Arno Hausser, em Ilha Solteira, comemorou que o projeto Fazendo a Diferença trouxe inovações, tanto no paisagismo da escola, quanto nos aspectos de sentir e experienciar o novo espaço. Segundo ela, a atividade impulsionou outras ações, resultando em replicabilidade e novas ideias. A professora disse que um dos alunos destacou a experiência como “única, a escola fica mais bonita e é um ótimo espaço para estar”.

O Jardim dos Sentidos incentivou os estudantes a se sentirem pertencentes ao ambiente, principalmente no cuidado com o local, alegou Marlei. “Fez a diferença no dia a dia da escola e da comunidade, uma vez que o espaço é visto ou frequentado por aproximadamente 700 estudantes, funcionários e visitantes que passeiam, caminham, cuidam ou utilizam o espaço para relaxamento, leitura e reflexões do cotidiano, além de estar em contato com a natureza”, afirmou.

 

Outras edições

A cada edição do projeto Fazendo a Diferença são escolhidos diferentes municípios para que a sustentabilidade seja disseminada através do aprendizado e de oficinas práticas. A 1ª experiência foi realizada em 2020, com encontros virtuais e beneficiados nas cidades de Chavantes (SP), Ribeirão Claro (PR) e Carlópolis (PR). A 2ª edição, em 2022, aconteceu na capital paulista, em Mirante de Paranapanema, no interior de São Paulo, e em Itaguajé, no Paraná.

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa