Recuperação de área ambiental contribui para fauna e flora, e produção de água para o oeste paulista

04 de Fevereiro de 2023 by Milton Figueiredo
Sustentabilidade
Recuperação de área ambiental contribui para fauna e flora, e produção de água para o oeste paulista

Trabalhadores plantando as mudas do Parque Estadual do Rio do Peixe

 

É na região conhecida como “Pantanal paulista” que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza uma de suas ações mais importantes: o reflorestamento do Parque Estadual do Rio do Peixe --área de 7,72 mil metros quadrados localizada entre os municípios de Dracena, Ouro Verde, Piquerobi e Presidente Venceslau, no oeste paulista.

 

Estão sendo plantadas 221 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no local, entre elas ipês amarelo e roxo, figueira, jatobá-da-mata, jacarandá-do-campo e farinha-seca, que vão contribuir com o crescimento da flora e fauna, e com a produção de água para abastecimento humano da região, uma vez que o parque é cortado por um dos principais rios da região, o Rio do Peixe, que nasce na região de Bauru e desagua no rio Paraná.

O plantio é uma parceria entre a Alesp, por meio do programa Alesp Preserva, e o governo estadual. A recuperação do local, degradado pelas queimadas e pecuária irresponsável, começou no final de 2022 e tem previsão de conclusão em 36 meses. Ao todo, serão restaurados 143 hectares de vegetação. As mudas já começaram a ser plantadas, mas antes a terra teve que passar por um processo de remediação, para eliminação de gramíneas danosas às espécies de árvores da Mata Atlântica.

“Estamos muito felizes e orgulhosos em contribuir com esse trabalho excepcional. A restauração ecológica do Parque Estadual do Rio do Peixe é fundamental para o meio ambiente, para equilibrar as condições climáticas e recompor a flora e a fauna do oeste paulista. Com a floresta em pé, grande, todos serão beneficiados. Os ganhos para a vida são gigantescos”, disse o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari.

Fauna típica do Parque Estadual do Rio do Peixe

 

O parque

O Parque Estadual do Rio do Peixe foi criado como compensação ambiental da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) pela construção da usina hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, em Porto Primavera. É considerado um remanescente de Mata Atlântica e habitat para 402 espécies animais, alguns com ameaça de extinção, como por exemplo as aves maguari, mutum-de-penacho, batuíra-de-esporão e anhuma.

Ali também é considerado um berçário de peixes, além de ser um dos últimos habitats para o cervo-do-pantanal, espécie classificada como criticamente ameaçada na listagem de fauna do Estado. A expectativa é de que, com a restauração, toda essa vida selvagem volte à tona na região, promovendo o desenvolvimento sustentável e ambiental.

“O reflorestamento do Parque Estadual Rio do Peixe traz impactos positivos em diversos setores. Na área econômica, ocorre a geração de empregos para as empresas que realizam o reflorestamento. Além disso, ocorre a educação ambiental para as crianças e a utilização de polos de pesquisa”, disse a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Medeiros Vilches.

O projeto de restauração do parque possui um custo total de R$ 2,7 milhões, captados por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição). Além do plantio das mudas, o trabalho de restauração do Parque Estadual Rio do Peixe requer diversas técnicas, como o controle de formigas e a análise da cobertura florestal, para recuperar, com o tempo, o estado da floresta antes da devastação.

“É extremamente importante o plantio de árvores, porque elas se tornam o nosso ‘ar condicionado’. Cada uma delas controla, enriquece e aumenta a umidade do ambiente. Então, o plantio e a conservação das florestas tendem a controlar e melhorar os índices de calor excessivo e a baixa umidade”, afirmou o gestor do Parque Estadual do Rio do Peixe, Jeferson Bolzan.

Rio do Peixe abastece as populações das cidades que integram o Parque Estadual do Rio do Peixe

 

Alesp Preserva

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo contribui para o reflorestamento do Parque Estadual do Rio do Peixe com 20 mil mudas de árvores adquiridas por meio do programa Alesp Preserva, que reúne medidas ambientais para o desenvolvimento sustentável.

As 20 mil mudas são resultado de um levantamento de emissão de gases de efeito estufa gerados por três anos pelos funcionários do Legislativo paulista, considerando sua atividade e locomoção até o local de trabalho. Com o plantio, a Alesp garante a compensação das emissões, neutralizando o oxigênio. A parceria com o governo estadual foi por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Fundação Florestal, que realizam o trabalho.

Plantio das Mudas no Parque Estadual Rio do Peixe

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa