Santa Casa de Barretos promove atividade terapêutica de Natal com pacientes da clínica médica e psiquiatria
Pacientes da clínica médica e da psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia de Barretos participaram, na quinta, 18, de uma oficina terapêutica de confecção de cartões de Natal. A atividade, conduzida pelo Serviço de Psicologia integra o programa permanente Selo Amigo do Idoso, promovendo um espaço de expressão criativa, acolhimento e fortalecimento de vínculos, com efeitos positivos no bem-estar durante a internação.
Realizada regularmente duas vezes ao mês, a oficina é coordenada pelas psicólogas Aline Costa e Ana Flávia. Em dezembro, a proposta enfatiza a temática do Natal para estimular esperança, pertencimento e troca afetiva entre os participantes, a maioria idosos, valorizando a criatividade como recurso terapêutico.
“A confecção de cartões de Natal humaniza a vivência hospitalar, transformando um ambiente muitas vezes percebido como frio e impessoal em um espaço de acolhimento e significado emocional. Observamos redução de sentimentos de solidão e isolamento, especialmente em internações prolongadas de idosos, com maior percepção de pertencimento ao grupo. A atividade quebra a rotina, desloca o foco exclusivo da doença e favorece a regulação emocional, com diminuição de ansiedade, angústia e humor deprimido, que fatores que tendem a se intensificar nessa época do ano de período festivo. Além disso, possibilita expressar emoções difíceis, como saudade, medo e tristeza, de modo simbólico e seguro, prevenindo sobrecargas psíquicas”, afirma Aline Costa, psicóloga do Serviço de Psicologia da Santa Casa de Barretos.
Foto: Vitória Navarro