Smart Cities: como o 5G mudará cidades brasileiras
Por Tania Gomes*
Sinônimo de inovação, a chegada do 5G ao Brasil tem a missão de transformar as cidades por meio da tecnologia e, consequentemente, contribuir para que elas se tornem mais inteligentes. Dessa maneira, cidadãos, poderes públicos, privados, indústria e diversos outros setores certamente se beneficiarão com o futuro que está se desenhando.
Conhecido por ser a quinta geração de soluções wireless mobile, o 5G permite que os dados sejam enviados e recebidos de maneira mais acelerada - 20 vezes mais rápido do que o 4G. Algo extremamente importante, uma vez que o 4G permitia aproximadamente apenas o uso simultâneo de 10 mil usuários por quilômetro quadrado e, com isso, a internet caia frequentemente ou perdia a latência em locais lotados.
A chegada do 5G vai permitir que mais pessoas tenham acesso à internet das coisas (IoT), que nada mais é do que redes que permitem diversos equipamentos conectados ao mesmo tempo e funcionando para diferentes objetivos. A tendência é que produtos inteligentes fiquem cada vez mais inseridos no nosso dia a dia, como: assistente de voz, tomadas e iluminação inteligente, fechaduras eletrônicas e câmeras de segurança.
No Brasil, a internet 5G ainda é um movimento tímido. Poucas capitais estão oferecendo o serviço, como Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, e, mesmo nos lugares em que o sistema está mais avançado, falta a infraestrutura necessária e pessoas com dispositivos compatíveis. A expectativa, no entanto, é que, até dezembro de 2029, todo o país já esteja integrado à tecnologia.
Em relação à transformação das cidades, o 5G é ideal para monitorar a frota de ônibus, vagões de metrô, trólebus e outros transportes. Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social relata que os dados das catracas e vendas de bilhete também podem ser coletados para contribuir com ajustes na frota em tempo real, com o objetivo de reduzir tempos de deslocamento e aumentar a atratividade dos transportes públicos.
No entanto, a implementação do 5G no Brasil mudará a forma como os brasileiros se conectam com o mundo. A nova rede é uma das grandes evoluções tecnológicas do século 21 e possibilitará a geração de novos modelos de negócio, além de mudar totalmente a relação da vida em sociedade.
*Tania Gomes é diretora de Inovação do hub de open innovation Ibrawork. Especializada em fomentar o ecossistema de startups, seu currículo é focado no incentivo à inovação e na descoberta de startups que vão transformar São Paulo e torná-la mais inteligente.