Smart Cities: como o 5G mudará cidades brasileiras

28 de Janeiro de 2023 by Milton Figueiredo
Artigos
Smart Cities: como o 5G mudará cidades brasileiras

Por Tania Gomes*
 

Sinônimo de inovação, a chegada do 5G ao Brasil tem a missão de transformar as cidades por meio da tecnologia e, consequentemente, contribuir para que elas se tornem mais inteligentes. Dessa maneira, cidadãos, poderes públicos, privados, indústria e diversos outros setores certamente se beneficiarão com o futuro que está se desenhando.

Conhecido por ser a quinta geração de soluções wireless mobile, o 5G permite que os dados sejam enviados e recebidos de maneira mais acelerada - 20 vezes mais rápido do que o 4G. Algo extremamente importante, uma vez que o 4G permitia aproximadamente apenas o uso simultâneo de 10 mil usuários por quilômetro quadrado e, com isso,  a internet caia frequentemente ou perdia a latência em locais lotados.

A chegada do 5G vai permitir que mais pessoas tenham acesso à internet das coisas (IoT), que nada mais é do que redes que permitem diversos equipamentos conectados ao mesmo tempo e funcionando para diferentes objetivos. A tendência é que produtos inteligentes fiquem cada vez mais inseridos no nosso dia a dia, como: assistente de voz, tomadas e iluminação inteligente, fechaduras eletrônicas e câmeras de segurança. 

No Brasil, a internet 5G ainda é um movimento tímido. Poucas capitais estão oferecendo o serviço, como Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, e, mesmo nos lugares em que o sistema está mais avançado, falta a infraestrutura necessária e pessoas com dispositivos compatíveis. A expectativa, no entanto, é que, até dezembro de 2029, todo o país já esteja integrado à tecnologia.

Em relação à transformação das cidades, o 5G é ideal para monitorar a frota de ônibus, vagões de metrô, trólebus e outros transportes. Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social relata que os dados das catracas e vendas de bilhete também podem ser coletados para contribuir com ajustes na frota em tempo real, com o objetivo de reduzir tempos de deslocamento e aumentar a atratividade dos transportes públicos.

No entanto, a implementação do 5G no Brasil mudará a forma como os brasileiros se conectam com o mundo. A nova rede é uma das grandes evoluções tecnológicas do século 21 e possibilitará a geração de novos modelos de negócio, além de  mudar totalmente a relação da vida em sociedade.


*Tania Gomes é diretora de Inovação do hub de open innovation Ibrawork. Especializada em fomentar o ecossistema de startups, seu currículo é focado no incentivo à inovação e na descoberta de startups que vão transformar São Paulo e torná-la mais inteligente.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa