Supera Parque apoiará programa de inovação médica do IRCAD
Equipe do Supera Parque durante visita ao IRCAD
A Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica confirmou apoio ao programa de inovação médica do IRCAD (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas), o B.E.S.T, que oferece, gratuitamente, para profissionais e universitários de todo o mundo, bagagem técnica e de negócios para fomentar o empreendedorismo, através da criação de técnicas e instrumentos para a área de cirurgia minimamente invasiva. O anúncio foi feito durante visita de membros da incubadora ao IRCAD América Latina, unidade Barretos, no início desse mês.
Sediada em Ribeirão Preto, a incubadora está localizada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia que abriga cerca de 80 empresas em seu portfólio, sendo quase metade delas relacionada a área da saúde. Entre as principais âncoras do Supera, está a incubadora, que auxilia projetos de base tecnológica a se desenvolver, com foco especial em modelagem de negócios e consultorias, a fim de que as ideias cheguem ao mercado e se tornem empresas de sucesso. Também na área da saúde, o parque tecnológico de Ribeirão apoia, desde 2014, o Hacking Health, movimento canadense para buscar soluções para a saúde, envolvendo profissionais das áreas da saúde, negócios, design e TI. Uma das estratégias do movimento é, através de cafés - palestras pontuais com cerca de 1h de duração -, apresentar temáticas que envolvam a tecnologia aplicada à saúde, a fim de criar uma comunidade crítica, para que, em eventos como Hackathons - com até 3 dias de duração - possam ser criadas as soluções para impactar a saúde.
De acordo com a gerente administrativa do Instituto, Gabriela Pacheco, que recebeu a equipe da Incubadora juntamente com integrantes do Instituto, o apoio do Supera Parque ao B.E.S.T vai além de divulgar o programa, visa fomentar e acelerar a criação de oportunidades tecnológicas médicas. “É mais uma oportunidade que se abre para apoiar o desenvolvimento de projetos e produtos pensados para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.
Iniciado na França em 2011, o B.E.S.T passou a ser desenvolvido na unidade IRCAD de Taiwan em 2016, somando mais de 21 mil participações de pessoas de 54 países. Este é o primeiro ano que o Brasil sediará o módulo presencial que será realizado em Barretos (SP), de 16 a 20 de dezembro, no IRCAD América Latina, com a participação de 20 alunos que obtiverem o melhor desempenho no módulo on-line, em uma imersão em inovação médica com experts do mundo todo.
Saiba mais sobre o B.E.ST pelo site: http://www.best-innovation.eu/