TV brasileira completa 70 anos: Barretos conta com a sua há 30 anos

18 de Setembro de 2020 by Milton Figueiredo
TV brasileira completa 70 anos: Barretos conta com a sua há 30 anos

Há exatos 70 anos, o Brasil ganhava a sua primeira emissora de TV, que passava a ser a quinta do mundo: a TV Tupi.

A emissora que homenageava em seu nome os indígenas brasileiros, tinha sua programação diária, na época, apenas das 20h às 23h, sendo tudo ao vivo. De lá para cá muita coisa mudou, como a maneira como produzir e assistir.

Em Barretos, segundo o livro Descobrindo Barretos (2012), a televisão não foi muito bem aceita de imediato. Os conservadores viam no aparelho de TV um desconfortante meio que separava as famílias e sua programação poderia ser imoral:

Observe como Ruy Menezes retratou a chegada da televisão segundo a visão de alguns membros da sociedade: Mas, eis que de repente, um caixão escuro, cheio de fios pendentes, com uma tela à frente, entrou em sua casa, e com ele um mundo totalmente diferente, fantástico, com música e falatório, notícias e paisagens diversas, novelas e fitas de cinema, o diabo, que acabou o diálogo entre os membros da família, que deixou todo mundo calado, de olhos arregalados e fixos na tela, sem permitir qualquer comentário em torno que atrapalhasse a audição. (MENEZES, 1985, p. 391).

O tempo passou e aos 26 de maio de 1990, Barretos passava a ter a sua primeira emissora de televisão, a TV Soares Educativa, fundada por Joao Carlos Soares de Oliveira Junior, no canal 31 UHF. O Livro Descobrindo Barretos diz que, segundo reportagem de “O Diário”, de 12 de agosto de 2004, a primeira transmissão realizada pela TV Soares foi um VT3 da Festa do Peão de Boiadeiro.

Destaco aqui as inúmeras edições que assisti do Jornal Soares apresentado pelo saudoso Luiz Carlos Fabrini, ao meio-dia. Foi por meio da TV Soares que eu, e amigos, tínhamos a oportunidade de assistir ao Sítio do Picapau Amarelo, produzido pela TV Globo, e reexibidido pela Rede Brasil na época, da qual a emissora barretense transmitia a programação.

No ano de 2008, a TV Soares passa a se chamar TV Barretos (TVB). Ao lado de amigos e parceiros, tenho orgulho de dizer que faço parte da história da TV, e em especial da TV em Barretos, pela TV Barretos.

No dia 05 de dezembro de 2009, foi ao ar o primeiro programa infantil e de teledramaturgia da história da TV barretense. Tive a honra de criar e roteirizar “A Turma do Peãozinho”, que teve direção de Cláudia Ávila, produção de Fradique Magalhães, e foi estrelada por Gabriel Uchida, Naiara Bernardes e João Pedro Onozato. Foram produzidos três episódios especiais de Natal.

A “Turma do Peãozinho” deveria ter sido a segunda produção de teledramaturgia, já que ainda como TV Soares, no ano de 1992, começou a ser produzida a telenovela “Maracutaia”. Mas, infelizmente, a produção foi interrompida e nunca levada ao ar.

A TV Barretos passou a ser chamada de Vale TV no ano de 2017, com uma série de investimentos em sua programação, e com o objetivo de ser sintonizada nas cidades que fazem parte do Vale do Rio Grande, o que ainda não se concretizou.

São 70 anos de muitas histórias da TV no Brasil, e destes, Barretos conta com outras tantas na história de sua TV, hoje chamada de Vale TV.

Meu abraço (no ar por conta ainda da pandemia do covid-19), minhas felicitações, e gratidão a todos os profissionais que já trabalharam e trabalham em nossa emissora de TV ao longo destes 30 anos.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa