1º Festival da Tradição de Barretos reforça história e tradição dos muares

14 de Junho de 2019 by Milton Figueiredo
Muar do Sertão Os Independentes
1º Festival da Tradição de Barretos reforça história e tradição dos muares

A primeira edição do Festival da Tradição, marcada acontecer entre os dias 27 e 30 de junho, no Recinto Paulo de Lima Corrêa, resgata a força dos muares da região. A programação inclui o 6º Muar do Sertão, encontro tradicional de muladeiros de Barretos e que recebe representantes de todo o país. A programação é uma realização da Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barreto) e Os Independentes.

Os muares são animais inteligentes, de fácil manejo, de porte e agilidade muito admirados por criadores e que vem ganhando admiradores ao longo dos anos. Animais híbridos resultantes do cruzamento de espécies diferentes, o burro e a mula originam no cruzamento do jumento com a égua, e são animais incapazes de se reproduzir.  

A história dos muares está ainda intimamente ligada ao desenvolvimento do Brasil. Ao longo de algumas décadas esses animais foram utilizados para o transporte de pessoas, mercadorias, matérias-primas e materiais utilizados para a construção de casas e estradas, que deram origem aos primeiros povoados do Brasil.

Nos últimos anos vêm recebendo maior atenção de criadores e admiradores e, consequentemente, valorizando-se como raça e aumento do valor comercial, conforme explica o organizador do 6º Barretos Muar do Sertão, Emílio Carlos dos Santos, o “Cacá do Rodeio”. “Existem mulas e burros com preços ainda maiores que de cavalos e animais considerados invendáveis”, explica.

Aliado a esses fatores também tem crescido a realização de provas, eventos e cavalgadas direcionadas unicamente aos muares e seus proprietários. O Festival da Tradição quer celebrar a cultura caipira, destacando também a força dos muares e sua importância histórica e cultural para todo o Brasil e principalmente para a região. 

“Os muares já representaram muito mais para o nosso país. Gande parte do nosso desenvolvimento ocorreu no lombo de burros. Mas, hoje o cenário vem se tornando novamente favorável a esses animais. Em vários locais do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo existem muitos criatórios, que criam desses animais com muito carinho, e locais específicos para a realização de provas de morfologia e marcha onde são testadas as aptidões desses animais. Os muares são hoje uma paixão nacional”, relata Cacá.

Na programação do Festival da Tradição também estão marcadas outras atrações, como Feira Gastronômica com Food Trucks, Feiras de Pets e de Orquídeas, Exposição de carros antigos, além de outras opções de lazer com shows musicais e a tradicional Queima do Alho.

A entrada para o Festival da Tradição é um quilo de alimento não perecível mais cupom distribuído, a partir do dia 13 de junho, pelas lojas do comércio conveniadas com a ACIB, ou dois quilos de alimentos, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Município. Os cupons também dão direito ao sorteio de cinco vales-compras no valor de R$ 500,00 cada um.

PROGRAMAÇÃO

27 de junho/19 - quinta-feira
Entrada de animais
Exposição de carros antigos
Exposição de Orquídeas
20h- Danças folclóricas com o Núcleo de Formação e Escola Livre do CEMART
Show de lançamento do CD de Guilherme Tenório

28 de junho/19 – sexta-feira
Provas de Marcha e Morfologia 
Exposição de carros antigos
Exposição de Orquídeas
Demonstração das habilidades dos cães da raça Boder Collie pela Associação Paulista de Pastoreio - APP
A partir das 20h – Shows com: Filipe & Tiago e Mococa & Paraíso

29 de junho/19 – sábado
9h - Desfile de mulas pelas ruas da cidade com saída do Recinto Paulo de Lima Corrêa
Concurso de tralhas
Exposição de carros antigos.
Exposição de Orquídeas
A partir das 20h: Apresentação da Orquestra de Viola Rio Pardo – Jardinópolis SP, Catira Espora de Prata, Mostra de Danças Urbanas e Folclóricas e show com Gilvan & Paulo Henrique

30 de junho/19 – domingo
Concurso Queima do alho e berrante
Exposição de carros antigos
Exposição de Orquídeas
Show Músicas Raiz com apresentações de duplas sertanejas

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa