4 dicas inspiradas no BBB 23 para aumentar as vendas no e-commerce com cupons de desconto

24 de Fevereiro de 2023 by Milton Figueiredo
Oportunidades
4 dicas inspiradas no BBB 23 para aumentar as vendas no e-commerce com cupons de desconto

Crédito: Reprodução internet

O sucesso do Big Brother Brasil não é novidade para ninguém. Grandes empresas como McDonald’s, Seara e Carrefour têm investido milhões para estarem presentes no programa, pagando cotas de participação que chegam a R$ 105 milhões. Uma das estratégias certeiras do programa para vender mais tem sido a utilização de cupons de desconto, que aparecem na tela em momentos transmitidos ao vivo, com validade determinada.

Estreando a edição 23 com 34 empresas confirmadas para aparecer até o seu encerramento, em abril, esta foi a 1ª vez em que o reality começou com todos os seus espaços comerciais vendidos. As marcas apostam no alto engajamento do reality para promover ofertas em tempo real, resultando no aumento de vendas instantâneo e na fidelização dos consumidores.

Para Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, a estratégia é certeira. "Assim como no BBB, no e-commerce não é diferente, a estratégia de cupons de desconto tem sido responsável por grande parte do faturamento do setor. A oportunidade de pagar menos num produto é um poderoso atrativo aos consumidores, além de garantir a visibilidade e despertar interesse. Aproveitando o sucesso do BBB, existem algumas lições valiosas que o programa pode levantar a respeito de estratégias para alavancar resultados em vendas", acredita.

Pensando nisso, o especialista elencou quatro estratégias voltadas ao uso de cupons de desconto, que são utilizadas no BBB, e que podem também ser aplicadas no e-commerce e ampliar o faturamento no comércio online. Confira:
 

1.Ofereça cupons atrativos

Dias aponta que, como no BBB, as marcas devem investir em ofertas realmente atrativas, já que é uma condição decisiva no momento de escolha dos consumidores e ajuda a atrair e fidelizar novos clientes. Mas não é qualquer desconto; promoções desinteressantes podem ser rejeitadas pelo público. “Alguns exemplos são cupons de descontos válidos na primeira compra, em datas sazonais, datas comemorativas até mesmo aniversários. Essas ofertas atraem o interesse do consumidor e levam ao ato da compra desde que sejam, de fato, vantajosas”, afirma o executivo.

 

2.Crie urgência

Deixe sempre claro que a promoção oferecida é por tempo limitado. A sensação de urgência ajuda a marca a não se perder entre outras ofertas, e delimitar prazo para compras incentiva o consumidor a tomar uma decisão o quanto antes. Na casa mais vigiada do Brasil, por exemplo, há diversas empresas fazendo publicidade durante as transmissões ao vivo. O ideal é que o cupom não seja “apenas mais um”.


3. Disponibilize cupons de desconto como prêmios

Uma das estratégias utilizadas no BBB é oferecer aos participantes prêmios por suas realizações, como imunidades e vantagens em desafios. Para a aplicação deste modelo no e-commerce, é possível oferecer cupons de desconto como prêmios em sorteios e concursos. A estratégia pode aumentar o engajamento dos clientes com a marca e incentivar a participação em outras promoções futuras.
 

4. Use mais de um canal

Com forte presença nas redes sociais, como Twitter, Telegram e Instagram, o BBB por muitas vezes consegue criar conversas que transpassam a mídia televisiva. Isso também se aplica ao momento em que oferecem cupons, onde as divulgações ocorrem em mais de um canal, atraindo um maior público. O e-commerce pode seguir o mesmo padrão, realizando campanhas de descontos multicanais, por meio das redes sociais, e-mails marketing, pop ups no site, parcerias com influenciadores digitais, entre outros.

Em qualquer uma das estratégias citadas acima, é interessante que os lojistas se previnam do abandono de carrinho -- 85% dos consumidores desistem das compras na etapa final, segundo dados da Opinion Box. Nesse caso, para evitar que isso ocorra, é interessante enviar e-mails para lembrar o visitante que a compra ficou pendente e até oferecer descontos nos produtos selecionados. “O lojista pode estipular um prazo para o cupom e até mesmo uma condição adicional para estimular o retorno ao site e a finalização da compra”, sugere Dias.
 

Sobre a Nexaas

Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa