6 mitos e verdades sobre a proteína isolada da soja

01 de Marco de 2023 by Milton Figueiredo
Gastronomia
6 mitos e verdades sobre a proteína isolada da soja

Por muito tempo, a proteína isolada de soja foi vista com certa desconfiança pois havia dúvidas quanto à sua segurança e em relação aos benefícios que poderia oferecer à saúde. Mas, recentemente, diversos estudos clínicos foram publicados para acabar de vez com essas inquietações.

A seguir, confira as conclusões de publicações científicas atuais e esclareça as suas dúvidas que dificultavam a inclusão de alimentos e suplementos à base de proteína isolada da soja na sua alimentação. 

1 - Proteína isolada de soja é considerada uma proteína de baixa qualidade.

MITO.

Ela é a única proteína vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que precisam ser consumidos pela alimentação para atuarem na formação e manutenção da massa muscular e em outras funções do organismo. Portanto, é a única proteína vegetal considerada de alto valor biológico, assim pode ser comparada com as proteínas lácteas (caseína e whey protein) e a do ovo (albumina) quanto à sua digestibilidade e valor nutricional.

A proteína isolada é a sua forma mais pura, com, no mínimo, 90% de proteína, e tem pouquíssima quantidade de carboidratos, gorduras e outros componentes que poderiam atrapalhar a sua absorção. “Por isso, é um alimento muito bem digerido e absorvido pelo organismo”, afirma o médico nutrólogo especialista em obesidade Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.

 

2 - A proteína isolada da soja traz benefícios para a saúde cardiovascular.

VERDADE.

Por ser de origem vegetal, a proteína isolada da soja é naturalmente isenta de gordura animal, ou seja, colesterol. Dessa maneira, estudos mostram que ela pode contribuir para reduzir o colesterol total, o LDL (colesterol “ruim”) e os níveis de triglicérides. “Essa proteína vegetal também melhora a sensibilidade à insulina – hormônio responsável por regular o açúcar no sangue –, contribuindo para a saúde metabólica”, acrescenta o nutrólogo.

 

3 - A proteína isolada de soja é uma aliada da perda de peso.

VERDADE.

Assim como outras proteínas de alta qualidade, a proteína isolada de soja contribui para deixar a pessoa saciada por mais tempo, um fator importante nas dietas para emagrecimento. Não é à toa que os shakes nutritivos, indicados para o controle de peso, como os da Herbalife Nutrition, trazem essa proteína em sua composição. “Estudos mostram ainda que, nas dietas ricas em proteína, ela favorece a redução de peso, a preservação da massa muscular e a maior perda de gordura abdominal quando comparada à proteína animal. Entre os diversos fatores, também pelo fato de regular melhor a insulina”, explica Viuniski.

 

4 - Essa proteína vegetal faz mal ao intestino.

MITO.

Pesquisas recentes mostram que ela oferece benefícios para a microbiota intestinal ao aumentar a quantidade de bactérias do “bem” importantes para a saúde do intestino. Isso porque ela participa no metabolismo dos ácidos graxos de cadeia curta que contribuem para manter a integridade da barreira desse órgão, dificultando a absorção de toxinas que causam doenças e promovendo um aumento da imunidade.

 

5 - A proteína isolada de soja causa alterações hormonais nos homens.

MITO.

Já foi dito que a proteína isolada da soja e a própria soja poderiam causar alterações hormonais nos homens e os levariam a desenvolver um quadro de ginecomastia (desenvolvimento das mamas), além de reduzir a libido. Estudos clínicos robustos e muito bem controlados já comprovaram sua segurança e afirmam que ambas seriam incapazes de provocar tais alterações. “Aliás, tanto as crianças quanto os adultos de ambos os sexos podem consumi-las sem problemas. Várias fórmulas infantis incluem a proteína isolada da soja como ingrediente. Além disso, os países mais populosos do mundo (China, Índia e Japão) são os maiores consumidores desse alimento – fato que reforça muito sobre segurança em relação à fertilidade e à sexualidade, segundo o nutrólogo.

 

6 - A proteína isolada da soja é mais sustentável.

VERDADE.

Enquanto a produção de um quilo de proteína isolada da soja gera 2,4 kg de dióxido de carbono (CO2) ao meio ambiente, a mesma quantidade de carne bovina produz 178 kg!Em se tratando de consumo de água, a história é a mesma: são necessários 1.600 litros para se obter um quilo de carne de porco ou de vaca contra apenas 38 litros de água para produzir a mesma quantia de proteína isolada de soja.2

 

1Thrane M et al. (2017). Soy Protein: Impacts, production, and Applications. In: Sudarshan R, Wanasundara and Scanlin (2017). Sustainable Protein Sources, Elsevier.

2Muñoz and Schmidt, 2015. Life Cycle Screening of Animal and Vegetable derived Protein Sources. Prepared by 2-0 LCA Consultants for IFF Nutrition Biosciences ApS.

 

Shakes da Herbalife Nutrition têm proteína de alto valor biológico na composição

Os shakes³ da Herbalife Nutrition, formulados com o objetivo de fornecer os nutrientes necessários para uma refeição nutritiva e com calorias controladas, possuem a proteína isolada da soja como um de seus principais ingredientes. Dessa maneira, oferece 19 g de proteínas de alto valor biológico e cerca de 200 kcal a cada porção preparada com NutreV4, conforme o rótulo. Os produtos seguem as normas da Anvisa e podem substituir diariamente até duas refeições principais (café da manhã e jantar ou almoço e jantar, por exemplo), possibilitando um déficit calórico que leva ao emagrecimento. Também podem substituir uma refeição no caso das pessoas que querem manter o peso e um estilo de vida saudável, uma vez que a porção também traz quantidades equilibradas de carboidratos (23 g), fibras (6 g), gorduras (2,6 g), além de 23 vitaminas e minerais, quando preparado com NutreV, conforme o rótulo.  

Por se tratar de um pó, a porção pode ser facilmente carregada e preparada em uma shakeira em qualquer lugar, evitando a tentação por um junk food na hora da fome. A marca já oferece o produto na versão vegetariana, zero lactose em sem glúten, para atender diferentes públicos.

 

³Pó para o preparo de bebida para controle de peso.

4Alimento com proteína isolada de soja fortificado com vitaminas e minerais. Alternativa ao leite da Herbalife Nutrition.

Para mais informações sobre os produtos Herbalife Nutrition, consulte o catálogo ou acesse www.herbalifenutrition.com.br. Leia atentamente o rótulo antes de consumir os produtos.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa