A&E estreia especiais sobre James Brown, Alice Cooper, Bret Michaels, Dee Snider, Sammy Hagar e Sebastian Bach
O rock no A&E continua! Nos dias 28 e 29/9, sábado e domingo, o canal apresenta uma maratona com documentários inéditos sobre astros da música, como James Brown, Dee Snider (Twisted Sisters), Bret Michaels (Poison), Alice Cooper, Sammy Hagar (Van Halen) e Sebastian Bach (Skid Row). As produções originais contam suas histórias e trajetórias para a fama.
Cada especial é um testemunho único de músicos importantes e das pessoas que os cercaram, com uma visão exclusiva dos bastidores de suas vidas. Confira a programação:
- ESTREIA: 28/9, sábado, às 10h | 29/9, domingo às 14h40
Biography: Dee Snider
A maratona começa com a estreia de Biography: Dee Snider. O especial revela a história nunca contada de como Snider passou de um garoto do coral do colégio a um dos rostos mais conhecidos do hard rock. A produção retrata a decepção com a rejeição da gravadora e de que forma isso o levou a escrever o hit We're Not Gonna Take It. Ainda, o quão longe o sucesso inflou o ego de Snider antes que as coisas começassem a dar errado.
- ESTREIA: 28/9, sábado, às 10h50 | 29/9, domingo às 15h30
James Brown: Say It Loud
Em seguida, o A&E apresenta o especial inédito em quatro episódios, James Brown: Sat It Loud. O documentário produzido por Mick Jagger e Questlove relata a incrível trajetória da vida e carreira de James Brown, do garoto preso aos 16 anos por quebrar um carro até uma lenda do entretenimento, com talento inovador e perspectiva única que o catapultaram ao posto de ícone cultural. Suas letras, músicas, estilo e movimentos inspiraram revoluções musicais e moldaram a visão de uma nação sobre o orgulho negro e a masculinidade negra.
James Brown: Say It Loud detalha como Brown perseverou por décadas enfrentando demônios pessoais, injustiça racial e muitos obstáculos, até tornar-se um dos artistas mais celebrados e influentes do século 20. Os episódios trazem imagens inéditas e performances do cantor, além de entrevistas com amigos, filhos, parentes e músicos como Bootsy Collins, LL Cool J, Dallas Austin e Chuck D. E apresentam um olhar definitivo do impacto imenso que James Brown continua tendo na música e cultura até hoje.
Serão exibidos os quatro episódios em sequência:
No primeiro deles, Construindo uma vida para mim, o documentário relembra a vida da lenda da música James Brown. Como sua música refletiu a experiência negra na América do século 20? Pela primeira vez, através do olhar de um diretor negro, é revelado como sua influência refletiu e marcou uma época.
A seguir, em O homem negro mais poderoso da América, alinhado com o movimento pelos direitos civis, James Brown torna-se uma verdadeira força cultural ao conseguir combinar o orgulho racial com a sua influência política. Como ele passou a ser considerado e aclamado como o homem negro mais importante dos Estados Unidos?
Depois, em Uma vida truculenta, as pressões financeiras e as políticas opressivas das gravadoras, junto ao abuso de substâncias e as suas próprias lutas pessoais, levam James Brown por um caminho perigoso. Seus confrontos com a lei ameaçam mandá-lo de volta para a prisão. Como ele conseguiu recuperar o controle da sua vida?
O último episódio é Tão grande quanto possível. James Brown não deve ser considerado apenas o padrinho do breakbeat, que deu origem ao hip-hop. Sua vida deveria servir de exemplo para inspirar maior respeito racial. O seu legado musical e social clama por maior dignidade para a raça e a música negra nos Estados Unidos e no mundo inteiro.
- ESTREIA: 28/9, sábado, às 14h10 | 29/9, domingo às 18h50
Biography: Bret Michaels
O especial conta como um garoto de uma pequena cidade da Pensilvânia com diabetes tipo 1 se tornou um ícone da cultura pop, filantropo e um dos rostos mais conhecidos dos Estados Unidos. A produção explora como coragem e determinação o transformaram no front man supremo, sua luta para manter o Poison unido, como sobreviveu a experiências de quase morte e embarcou em uma série notável de empreendimentos comerciais.
- ESTREIA: 28/9, sábado, às 15h | 29/9, domingo às 20h20
Biography: Alice Cooper
O documentário explora os altos e baixos da jornada incrível do artista que criou um gênero. De um garoto asmático de Detroit, obcecado por arte e performance, para um dos personagens mais celebrados na história da música como o vocalista da inovadora banda Alice Cooper Group, Biography: Alice Cooper investiga a incrível carreira e o legado de um ícone do rock.
- ESTREIA: 28/9, sábado, às 15h50 | 29/9, domingo às 21h10
Biography: Sammy Hagar
O especial inédito traça seu caminho para a fama, de uma criança pobre, ao vocalista do Montrose, para lançar uma carreira solo de sucesso e, finalmente, se juntar ao Van Halen. A produção conta como Hagar ajudou o Van Halen a obter seu primeiro hit número um, o que levou uma banda que estava no topo do mundo a se separar repentinamente e de que forma ele continuou a deixar sua marca no hard rock.
- ESTREIA: 28/9, sábado, às 16h40 | 29/9, domingo às 22h
Biography: Sebastian Bach
A produção inédita descreve como um garoto de cidade pequena do Canadá se tornou o bad boy definitivo do hard rock. De uma oferta de emprego como vocalista de rock aos 14 anos a um convite de casamento de última hora que o levou a conhecer a família Bon Jovi e se juntar ao Skid Row, o documentário explora os altos e baixos da incrível carreira de Bach.
Classificação Indicativa: 14 anos
Além das estreias, o A&E completa a programação com os especiais As Nove Vidas de Ozzy Osbourne e Kisstory.
As Nove Vidas de Ozzy Osbourne - 28, às 11h25 e 29, às 7h30
Como um gato, com nove vidas, sempre caindo em pé e impulsionando-se em direção ao sucesso, e quase morrendo várias vezes ao longo do caminho, a produção original de duas horas As Nove Vidas de Ozzy Osbourne (Biography: The Nine Lives of Ozzy Osbourne) explora como Ozzy reinventou continuamente a si próprio e a sua carreira, para alcançar sucesso maior, em nove etapas de sua vida. A produção tem amplo material de arquivo e animações, entrevistas com Sharon - mulher e empresária de Ozzy, seus filhos Aimee, Kelly e Jack Osbourne, os outros membros do Black Sabbath, o guitarrista Tony Iommi, o baixista “Geezer” Buttler e o baterista Bill Ward; além de amigos e colegas músicos, como o produtor Rick Rubin, Ice-T, Rob Zombie, Jonathan Davis e Post Malone, entre outros.
CI: 14
KISSTORY - 29, às 22h50
Dirigida por D.J. Viola, a produção, narrada pelos próprios fundadores do KISS, Paul Stanley e Gene Simmons, traz participações de músicos convidados, como Dave Grohl (Foo Fighters) e Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave). Paul Stanley e Gene Simmons compartilham várias histórias, desvendando segredos e anedotas sobre o universo do KISS. Imagens da intimidade dos ensaios com Tommy Thayer, o guitarrista de 2002 até hoje, junto com Eric Singer, intermitentemente fazendo parte do grupo nos últimos 30 anos, são combinadas com cenas da infância e adolescência de Paul, o "Star boy", e Gene, o "demônio".
CI: 12