A primeira caçada a tempestades no Brasil é o mote de Caça-Tempestades, que o History reapresenta em dezembro

19 de Dezembro de 2025 by Milton Figueiredo
A primeira caçada a tempestades no Brasil é o mote de Caça-Tempestades, que o History reapresenta em dezembro

EXIBIÇÃO ESPECIAL: 23 e 30/12

 

History revive a missão perigosa de registrar os super-raios na maior chaminé de raios do mundo. A cineasta Iara Cardoso, o cientista Osmar Pinto Junior e o jornalista Ernesto Paglia se unem em uma aventura inédita na Amazônia, centro das tempestades mais frequentes registradas no País, na série documental Caça-Tempestades. E essa aventura será reexibida pelo History, em versão  completa, em quatro episódios, nas terças-feiras, 23 e 30/12, a partir das 18h.

No país campeão mundial de raios, os segredos das tempestades na Amazônia, lar da maior biodiversidade do planeta, são revelados pela primeira vez a partir de uma equipe incansável de caçadores de tempestades. A série mostra os desafios dos que perseguem as tormentas e dos povos que têm a cultura moldada por elas.

As condições favoráveis para as tormentas e os raios fazem da Amazônia o único lugar no Brasil onde os temporais ocorrem durante todo o ano. Com cerca de 500 mil tempestades e 50 milhões de descargas atmosféricas registradas anualmente, a floresta se destaca como uma das principais chaminés de raios do mundo.

Gravada inteiramente na Amazônia, reunindo 500 horas de material bruto, a produção do grupo Storm retrata os temporais essenciais para o equilíbrio climático global e mostra como, diante dos efeitos das mudanças do clima, esses fenômenos impõem desafios crescentes às comunidades locais.

Caça-Tempestades combina emoção, investigação e ciência”, afirma Karen Santiago, vice-presidente de Conteúdo do History. “A série faz um convite à reflexão sobre o futuro do planeta e a urgência de políticas ambientais eficazes, tema central da COP30 realizada em novembro, em Belém do Pará”, completa.

 “As produções do Grupo Storm buscam traduzir temas complexos como o impacto das ações humanas nos biomas, eventos climáticos extremos e a urgência da conservação em formatos narrativos acessíveis, muitas vezes híbridos. E unimos a credibilidade da ciência com a emoção do cinema”, afirma a cineasta Iara Cardoso.

Iara Cardoso é referência em narrativas ambientais, o cientista Osmar Pinto Júnior é um dos maiores especialistas em descargas atmosféricas do Brasil e o jornalista Ernesto Paglia retrata há décadas os fenômenos da natureza com olhar humano e rigor informativo.

23/12 - terça-feira

  • 18h10 - Caçada pelo ar

Os caçadores de tempestades chegam à Amazônia, a maior floresta tropical e lar da maior biodiversidade do planeta, que é também uma das principais chaminés de raios do mundo. Eles têm a missão de registrar um super-raio -- descargas elétricas que perfuram o céu com mil vezes mais luz e energia que um raio comum. A equipe consegue capturar um raio duplo (que toca o solo em dois pontos simultaneamente) em Manaus, cidade com mais de 2 milhões de habitantes, e o lugar com mais mortes por raios no Brasil.

  • 18h35 – Caçada pelo rio

Ao desembarcarem no arquipélago de Anavilhanas – composto por cerca de 400 ilhas que formam um intenso labirinto no leito do Rio Negro -, os caçadores buscam ver de perto o espetáculo de luzes do local com mais raios no Brasil, e entendem como os trovões dão força ao povo Waimiri-Atroari.

30/12 - terça-feira

  • 18h10 - Caçada pela cidade

Manaus, a cidade que homenageia os Manaós, é a capital da resiliência e coragem. É também o local com mais mortes por raios no Brasil. Em meio ao caos urbano, os caçadores conseguem um registro único.

  • 18h35 - Caçada pela floresta

A floresta já sente as mudanças climáticas, e as comunidades ribeirinhas também. Os caçadores buscam compreender a conexão entre os ciclos da floresta, das tempestades e das suas próprias vidas.

 

Classificação Indicativa: 10 anos

Sobre os apresentadores

Iara Cardoso                              
Com especializações em cinema pela NYFA /Universal Studios, documentários e narrativas de ficção científica pelo MIT e jornalismo científico pela Unicamp, Iara Cardoso é Membro da Academia Brasileira de Cinema e premiada diretora, escritora e produtora de séries e filmes de ciência, tecnologia e natureza. É palestrante de eventos internacionais, como o Rio2C, Rio Innovation Week, TEDx e COP30. Lançou no Cinemark, Globoplay, TV Cultura e internacionalmente pelo Amazon Prime Video o premiado documentário “A Era dos Humanos”, com apresentação de Marcos Palmeira. Em 2025, lançou no Fantástico a série Caça-Tempestades, que escreveu e dirigiu, com apresentação de Ernesto Paglia. Em 2025, a série Caça-Tempestades vai ao ar no History Channel.

Osmar Pinto Jr.
Pesquisador titular do INPE e coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), é referência internacional em pesquisas sobre descargas atmosféricas, detecção de raios e tempestades. É graduado em Engenharia Eletrônica pela PUCRS, com mestrado e doutorado em Geofísica Espacial pelo INPE e pós-doutorado na Universidade de Washington, EUA. Recebeu prêmios como Top Reviewer da Elsevier (2009) e Faz Diferença do jornal O Globo (2010), e presidiu conferências internacionais sobre eletricidade atmosférica.

Ernesto Paglia
Ernesto Paglia é jornalista formado pela ECA-USP e trabalhou na TV Globo de 1979 a 2022. Cobriu oito Copas do Mundo e três Olimpíadas, integrou a equipe que renovou o Globo Repórter e participou de mais de 60 documentários. Em 1996, fez parte da primeira equipe do Globo News e foi correspondente em Londres por cinco anos. De 2010 a 2013, participou do projeto Globo Mar e do JN no Ar, registrando suas experiências no livro Diário de Bordo do JN no Ar. Recebeu cinco vezes o Prêmio Comunique-se na categoria melhor repórter de TV. Após deixar a TV Globo, tem atuado em projetos audiovisuais independentes voltados à divulgação das mudanças climáticas, como a série Caça-Tempestades.

Tags
Os Independentes Rodeio +18 A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Band Barretos Motorcycles BBB BRTVMAX Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade Cidade de Maria Cidades Cinema Cinma Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Mãos pela Água Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Musa Insane Sound Música Musica Música sertaneja Natal Netflix North Shopping Barretos North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Oportuniddes Opotunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política PPK Brasil 2024 Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Reigião Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barreto SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SBT SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa