Ações de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama marcam o Outubro Rosa no UNIFEB

29 de Outubro de 2023 by Milton Figueiredo
UNIFEB
Ações de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama marcam o Outubro Rosa no UNIFEB

 O NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu um dia especial em alusão ao Outubro Rosa, com ações de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama. Duas palestras com renomados profissionais da área da saúde marcaram o evento, que foi realizado na quinta-feira, dia 26 de outubro, na Sala de Pós-graduação da instituição. 

Para o coordenador do NAC, Prof. Davi Perez Aguiar, o evento teve o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção na cura do câncer de mama. “Apesar do campus do UNIFEB ter uma presença majoritária de mulheres, o evento também buscou sensibilizar os homens, que são namorados, maridos e filhos”, destacou. 

A abertura contou com uma apresentação de dança dos coreógrafos Mariana Mantovani e Guilherme Eide Shimano, que trouxeram a exuberância do Tango. Inclusive, a coreografia exibida já ficou em primeiro lugar em duas competições de dança. 

Na primeira palestra, o biólogo, Prof. Renato Garcia, da "Fundação Abilio Alves Marques" de Bebedouro (SP), abordou sobre a importância da prevenção do câncer de mama e explicou sobre o trabalho realizado pela instituição, que em três décadas já promoveu cerca de 1 milhão de atendimentos preventivos e de tratamento do câncer. 

Já a Dra. Márcia Marques Silveira trouxe o tema “Câncer de Mama, prevenção e medicina personalizada”. Ela tem pós-doutorado em Genética Molecular pela Universidade de São Paulo (2009). Laureada pela Capes recebendo o Prêmio Teses Capes na área de Ciências Biológicas 1 (Genética). Atualmente, exerce os cargos de Pesquisadora sênior junto ao Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do HCB, coordenadora do Biobanco do HCB, professora titular e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu Acadêmico do Hospital de Câncer de Barretos. Também atua como professora do curso de Biomedicina da UNIFEB e tem experiência na área da Oncologia Molecular e Genômica Funcional, com ênfase no câncer de mama e de colo de útero, biomarcadores, RNAs não codificantes, ensaios funcionais in vitro, expressão gênica e biopsia líquida. 

Dra. Márcia abordou os temas características, epidemiologia, fatores de risco, tratamento e prevenção para o câncer de mama bem como os avanços na medicina personalizada atualmente. “Embora seja um tema difícil de se tratar devemos evidenciar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce principalmente para esclarecer mitos e verdades e com isso aumentar o conhecimento e diminuir os medos em relação a esta doença”, destacou. 

Sobre o impacto da prevenção do câncer de mama em relação ao número de pacientes diagnosticados com a doença, a palestrante reforçou a importância destas ações. “Estamos no
Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre este importante problema de saúde pública que é o câncer de mama. Importante ressaltar que se a mamografia for feita na sua faixa etária ideal, conforme recomendado, é possível detectar precocemente a doença onde o tratamento é possível. A mamografia de rastreamento deve ser feita em mulheres de 40 a 49 anos anualmente e de 50 a 69 anos a cada dois anos. O câncer de mama pode ter cura desde que diagnosticado precocemente. Um tumor detectado no estágio 0 ou 1 chega a ter mais 90% de chance de cura. Já um câncer de mama no estágio 3 ou 4 tem de 30% a 40% de chance de cura total. Contudo, isso não é motivo para desistir ou achar que o caso não tem cura”, enfatizou. 

Márcia lembrou que o Hospital de Amor tem unidades de prevenção em todo o Brasil. “Procure a unidade mais próxima e faça seu exame, a mamografia salva vidas. Prevenção primária como dieta, atividade física são muito importantes. Infelizmente cerca de 40% dos casos ainda chegam em estádios avançados, quando o tratamento é muito mais difícil. É por isso que outubro é um mês tão importante, mas não devemos esquecer que prevenção é o ano todo”, finalizou. 

O evento também contou com a participação especial da coordenadora do curso de Biomedicina do UNIFEB, Profa. Dra. Renata Camacho. 

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa