Além do entretenimento e do esporte, Festa do Peão de Barretos movimenta economia

01 de Agosto de 2019 by Milton Figueiredo
Festa do Peão de Barretos
Além do entretenimento e do esporte, Festa do Peão de Barretos movimenta economia

As Embaixadoras Simone e Simaria

A grandeza da Festa do Peão de Barretos é conhecida em todo o mundo e vai muito além do entretenimento e das mais importantes disputas de rodeio do país. São mais de 10 mil empregos diretos e indiretos gerados para poder fazer funcionar a engrenagem durante os 11 dias do evento, considerado o maior da América Latina.

A cidade de Barretos tem aproximadamente 120 mil habitantes e recebe quase um milhão de visitantes durante a Festa, que este ano acontece de 15 a 25 de agosto. O resultado é uma intensa fomentação na economia que alcança também municípios da região. São mais de R$ 200 milhões de movimentação que atingem, principalmente, rede hoteleira, postos de combustíveis e estabelecimentos de alimentação, entre outros setores.

E as consequências não são somente durante a Festa. "Os barretenses que se dedicam a trabalhar neste período ou que têm comércio e serviços que se beneficiam com a Festa, começam o mês de setembro com mais dinheiro no bolso e com possibilidade de investir e quitar dívidas, por exemplo.", afirma o presidente do evento Ricardo Rocha.

Somente no Parque do Peão, mais de 2500 trabalhadores, entre contratados pela organização e terceirizados, atuam nas obras, montagem e período pré-evento.

Mais de 20 mil pães por dia

Esta é a média da produção da panificadora do empresário Dilson Salomão, o "Xuxa", que sai de Londrina, no Paraná, há 40 anos, para produzir pão quentinho todo dia na Festa de Barretos. Sua equipe conta com 10 pessoas e ele monta toda estrutura com 10 dias de antecedência para já atender os responsáveis pela montagem do evento.

Segundo o empresário, que viaja todo o Brasil, Barretos é o evento mais lucrativo do país, com 20% a mais de vendas do que o segundo colocado. "Produzimos pães para os estandes, lanchonetes, restaurantes e também para o público. Chegamos a vender 25 mil pães no mesmo dia", afirmou Xuxa.

Música em alta

A Festa do Peão de Barretos reúne mais de 100 atrações musicais, um grande festival que tem o sertanejo como protagonista, mas que recebe também o axé, o samba e a música eletrônica.

Enquanto alguns setores da economia andam em baixa, o mercado da música comemora seus resultados. Dados dos Produtores Fonográficos Associados (Pro-Música Brasil) mostraram um crescimento de 15,4% das receitas do setor de música gravada no Brasil entre 2017 e 2018.

O número é superior à alta do mercado global, que, segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), ficou em 9,7%. "Vivemos um momento incrível da música brasileira, com vários nomes de sucesso por todo país, e os fãs fazem questão de acompanhar seus artistas preferidos e investem em ingressos para setores diferenciados, para viver uma experiência e não somente assistir a um show", disse o presidente. Ele destaca ainda que a maioria dos artistas prepara apresentações exclusivas para Barretos.

Foto: Bruno Revolta

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa