Alunos das engenharias do UNIFEB aperfeiçoam modelo de veículo que faz 120km com um litro de gasolina

09 de Setembro de 2022 by Milton Figueiredo
Sustentabilidade
Alunos das engenharias do UNIFEB aperfeiçoam modelo de veículo que faz 120km com um litro de gasolina

Quem cursa engenharia no UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participa efetivamente de importantes projetos, que são destaques pelo Brasil afora. Esse comprometimento com pesquisa e inovação é reflexo da experiência de quase 60 anos que a instituição tem na área de exatas.  

Atualmente, os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do Centro Universitário desenvolvem dois projetos relacionados a veículos: o carro com enfoque em eficiência energética (Ecocar) e o mini buggy autônomo. De acordo com o coordenador das engenharias Mecânica e de Produção, Prof. Me. Gabriel Inácio Pontin, no primeiro projeto o objetivo é buscar a maior autonomia do veículo, visando o menor consumo para grandes distâncias. “Na última competição que participamos antes da pandemia, o UNIFEB chegou a ficar em 4° lugar no Grande Prêmio Petrobrás de Energia Sustentável atingindo a marca de 120km por litro de combustível (no caso, gasolina). Com os aprendizados adquiridos na competição, o projeto foi refeito, com vários pontos de melhoria, desde seu sistema de transmissão, estrutura, aerodinâmica, entre outros. Agora, o projeto está na fase de finalização de sua estrutura e carenagem”, destacou. 

Em relação ao mini buggy, os alunos estão desenvolvendo uma reforma e modificação no veículo para que ele se torne autônomo. “Esse projeto foi uma ideia dos próprios alunos dos cursos que, por meio do conhecimento das disciplinas que já estudaram durante a graduação, identificaram a possibilidade dessa adaptação, como forma de aprendizado das novas tecnologias embarcadas. Atualmente eles estão finalizando a construção da eletrônica dos sistemas de acionamentos e freios para testes futuros do modelo”, disse. 

Além dessas iniciativas, o curso de Engenharia Mecânica também está à frente de dois projetos de iniciação científica contemplados com bolsas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica). “Os alunos estão desenvolvendo seus projetos no LEMM (Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia), com estudos para o desenvolvimento de ferramentas para melhoria de processos de fresamento e construção de um motor stirling com ligas de alumínio. O foco na pesquisa em conjunto com a graduação fortalece nos alunos o interesse pela inovação e auxilia no desenvolvimento de melhorias para a sociedade como um todo”, enfatizou o coordenador do curso. 

  

HABILIDADES DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO 

Segundo Pontin, os principais diferenciais e habilidades desenvolvidos no curso de Engenharia de Produção do UNIFEB estão relacionados à gestão e organização de pessoas, equipes e processos. “Os alunos estão presentes desde a seleção e divisão de tarefas, acompanhamento do andamento e verificação dos problemas a serem resolvidos, confecção de orçamentos e contato com fornecedores, além de estarem envolvidos diretamente com todo o processo desde a ideação até a execução e testes dos modelos. Essas habilidades e competências aprendidas são levadas ao mercado profissional permitindo que nossos alunos já tenham uma experiência prévia em projetos. Essa visão também é fortalecida pelas disciplinas de projetos integradores e os laboratórios didáticos, como o de processos de fabricação e o FEB 360° [Fab Lab]”, destacou. 

 

FAB LAB 

A estrutura do UNIFEB conta com o Fab Lab, um espaço maker utilizado por todos os cursos da instituição, principalmente pelos de engenharia, para a criação de diversos protótipos. Desde 2019, dezenas de projetos já foram desenvolvidos envolvendo centenas de estudantes. No Brasil existem apenas cerca de 120 Fab Labs e Barretos é pioneiro neste tipo de programa estando à frente, inclusive, de grandes cidades da região. 

O Fab Lab faz parte de uma rede mundial criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). É um espaço destinado para que estudantes, educadores, empresas, profissionais, curiosos e especialistas possam adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar os equipamentos para tornar realidade seus projetos. 

 

MERCADO DE TRABALHO 

O coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção ressalta que o mercado de trabalho para ambos os segmentos é bastante promissor em função do retorno e aumento da produção industrial e aquecimento do mercado de trabalho após a pandemia. “Há uma grande procura de profissionais com as características diretamente ligada aos engenheiros, como perfil analítico, pensamento crítico, gestão estratégica, criatividade e inovação, que são habilidades tratadas diretamente nos cursos de graduação do UNIFEB, além das habilidades socioemocionais, como autonomia, flexibilidade, liderança e trabalho em equipe, requisitos essenciais para o mercado atual”, finalizou Pontin. 

 

VESTIBULAR/2023 

A prova do Vestibular/2023 acontece presencialmente no dia 25 de setembro, às 14 horas, no campus do UNIFEB. Na área de Exatas, os cursos disponíveis são Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, além de Arquitetura e Urbanismo. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.vestibular.unifeb.edu.br

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa