Alunos de Agronomia e Zootecnia realizam plantio de mudas em área experimental do UNIFEB

28 de Marco de 2022 by Milton Figueiredo
UNIFEB
Alunos de Agronomia e Zootecnia realizam plantio de mudas em área experimental do UNIFEB

Os alunos do dos cursos de Agronomia e de Zootecnia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participaram de uma atividade de plantio de mudas em área experimental da instituição. 

Ao todo foram plantadas 480 mudas de árvores nativas de diversas espécies pioneiras, como aroeira-pimenteira, embaúba, goiaba-vermelho, dedaleiro, entre outras. “A atividade teve como objetivo iniciar um estudo sobre a utilização de herbicidas em áreas de restauração ecológica de vegetação”, ressaltou o Prof. Dr. Claudinei da Cruz, que leciona no curso de Agronomia e coordena o LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia dos Agrotóxicos) do UNIFEB. 

A maioria dos projetos de reflorestamento ou de restauração ecológica acabam não sendo viáveis por diversos fatores, mas dois deles são os mais significativos: o ataque de formigas cortadeiras e a competição com as plantas daninhas. “Geralmente, as áreas utilizadas para este tipo de projeto são consideradas degradadas e possuem diversas plantas pioneiras, que apresentam crescimento muito rápido e acabam impedindo o desenvolvimento das árvores plantadas”, explicou o professor. 

De acordo com o docente, o objetivo da pesquisa é simular uma área de reflorestamento e depois avaliar um herbicida para controlar as plantas daninhas e verificar o crescimento das mudas das árvores. “Os alunos do LEEA participarão da pesquisa, além de aprenderem o plantio, o manejo, a irrigação e a condução das mudas para a realização do estudo”, destacou Claudinei. 

Os estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia participaram do plantio sob orientação da Profa. Dra. Nathalia Garlich e do Prof. Dr. Igor Cruz Malaspina, que também são pesquisadores do UNIFEB e integrarão as próximas fases do estudo. 

“O manejo ambiental em áreas não agrícolas e em áreas de reflorestamento ou restauração ecológica é sempre muito delicado e as ferramentas disponíveis, como a aplicação de herbicidas, devem ser muito bem avaliadas para se obter o melhor resultado sem causar nenhum dano ao ambiente”, finalizou o professor Claudinei. 

Publicidade

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa