Autora de Barretos narra desamparo na vida adulta no romance epistolar "A procura de Theo"

07 de Abril de 2024 by Milton Figueiredo
Arte Cultura Literatura
Autora de Barretos narra desamparo na vida adulta no romance epistolar "A procura de Theo"

Cartas, e-mails e mensagens nas redes sociais trocados durante quatro décadas revelam as transformações na vida de Theodora, uma descendente de poloneses que confronta batalhas internas para entender seu lugar no mundo. Em A procura de Theo, romance epistolar escrito por Teresa Guimarães, a protagonista é uma parapsicóloga com déficit de atenção que tenta encontrar a felicidade e reconectar-se com a espiritualidade, mas, para isso, revive as memórias de um passado difícil.

A personagem reconhece os privilégios de sua trajetória, porém convive com a sensação de que nunca se encaixou em local nenhum. Na infância, quando saiu da capital de São Paulo para o interior, ela precisou lidar com familiares que não a acolhiam e queria mudar de religião para se adaptar à escola católica. Se este sentimento de desproteção já fazia parte de seu crescimento, uma tragédia a coloca em um estado completo de desamparo: de um dia para o outro, perde os pais e tem que lidar com o luto inesperado.

Estas vivências anteriores formam a personalidade de Theo no presente. Na meia-idade, ela enfrenta uma desilusão amorosa depois de passar anos casada com um marido bem-sucedido e quer reencontrar o sentido da vida, à medida que evita o processo terapêutico para não entrar em contato com alguns embates internos. Enquanto tudo isso acontece, cria uma identidade falsa nas redes sociais durante um momento de tédio e se apaixona por Thomás, um homem recém-divorciado.

Ao mesmo tempo em que condeno a falta de ética, penso hoje que eu mesma gostaria de
ter me entregado mais aos meus instintos, ter vivido mais intensamente, ter dado mais
asas ao meu coração. A vida passa tão rápido e no final terminaremos todos iguais,
voltaremos ao pó. Portanto, hoje em dia tento não julgar mais nada
 (A procura de Theo, pg. 159)

Nesta obra, as correspondências não se restringem aos diálogos da protagonista, porque outras personagens são incorporadas à trama e mostram as diversas experiências que circundam Theodora. Com mensagens datadas desde os anos 1970, o livro apresenta as perspectivas de uma mãe que desiste dos próprios sonhos para cuidar da filha, de uma avó preocupada com o crescimento da neta, de imigrantes em busca de oportunidades de vida no Brasil, de uma prima que conversa com a melhor amiga sobre os problemas no casamento, e outras.

Ao narrar dramas, preconceitos, medos e crises de diferentes pessoas, Teresa Guimarães demonstra a incessante busca humana por se compreender no mundo. Mas, quando cita contextos históricos importantes, como a ditadura militar, as Diretas Já e o início da era digital, a autora explicita que a construção identitária não é apenas uma responsabilidade individual, mas também depende da realidade em que os sujeitos estão inseridos.

FICHA TÉCNICA
Título: A procura de Theo
Autora: Teresa Guimarães
ISBN: 978-65-993905-8-6
Páginas: 328
Preço: R$ 60,67 (físico) | R$45,90 (e-book)
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora: Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Goiás, Teresa Guimarães foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no campo de estudos do art decó. Nascida em Barretos, no interior de São Paulo, viveu em várias regiões do Brasil e do mundo, mas agora reside no Uruguai. Apaixonada por literatura, estreia como escritora com o livro A procura de Theo.

Redes sociais da autora:

Instagram: @teresajguimaraes

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa