Barretos alcança 350 mil doses de vacina aplicadas contra a Covid-19, mas mais de 50 mil barretenses estão em atraso com as doses de reforço

01 de Fevereiro de 2023 by Milton Figueiredo
Prefeitura de Barretos Saúde
Barretos alcança 350 mil doses de vacina aplicadas contra a Covid-19, mas mais de 50 mil barretenses estão em atraso com as doses de reforço

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou no início desta semana a marca de 350 mil doses aplicadas contra a Covid-19 desde o início da vacinação, conforme atualização do vacinômetro estadual ao término dos trabalhos da segunda-feira, 30 de janeiro. Entretanto, a adesão ao reforço está baixa em relação ao número de pessoas que tomaram a segunda dose: Mais de 50 mil barretenses ainda precisam voltar a uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar doses de reforço.

São mais de 20 mil cidadãos que poderiam ter começado a receber doses de reforço quando fez quatro meses que tomaram a segunda dose (ou da dose única da Janssen), mas ainda não procuraram uma UBS ou USF para tomar a terceira dose e outros mais de 30 mil com mais de 18 anos que receberam a terceira dose, mas até o momento não foram a uma unidade tomar a quarta.

O secretário municipal de Saúde, Mussa Calil Neto, enfatiza que é necessário manter o calendário vacinal atualizado. “Mesmo para quem ainda não tomou nenhuma dose ou que tomou só uma ainda dá tempo de procurar uma unidade para completar o esquema vacinal inicial. Agora, para quem lá atrás já fez certo e depois parou no meio do caminho, a gente lembra que manter a proteção atualizada é muito importante para evitar a forma grave da Covid-19. Então, se já deu o tempo para você, vá a uma unidade para receber a dose de reforço”, ressaltou.

 

Três anos de Covid-19

Nesta segunda-feira, 30, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, afirmou que a Organização mantém o estado de emergência global para Covid-19, declarado três anos atrás. A OMS considera que a doença está em “fase de transição”, com menos impacto diante da vacinação, mas mantém o alerta em um momento em que a Covid-19 continua provocando mortes no mundo.

 

Onde se vacinar

As doses de reforço estão disponíveis em todas as UBSs e USFs das 8 às 16h. Determinadas vacinas são aplicadas de forma escalonada por dias da semana.

Para aplicação das doses de reforço, a Pfizer está disponível em todas as UBSs e USFs de segunda, dia 30 de janeiro, a sexta-feira, dia 3 de fevereiro, das 8 às 16h. Também para a segunda dose das pessoas a partir de 12 anos que tenham recebido Pfizer na primeira.

Pfizer e Coronavac poderão ser usadas para aplicação das doses de reforço, conforme estoque de cada UBS ou USF. Devem procurar uma unidade para receber doses de reforço:

- (terceira dose) todos a partir de 12 anos que tenham recebido a segunda dose há 4 meses ou mais;

- (quarta dose) todos a partir de 18 anos que tenham recebido a terceira dose há 4 meses ou mais;

- (quarta dose) pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos, conforme especificação do Ministério da Saúde e comprovação médica;

- (quinta dose) pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos, conforme especificação do Ministério da Saúde e comprovação médica.

 

Otimização de doses

Com o objetivo de evitar desperdício, levando em conta que depois que um frasco é aberto as doses que sobram precisam ser utilizadas no mesmo dia ou em até 48 horas no caso da AstraZeneca, a Secretaria Municipal de Saúde mantém as seguintes estratégias de escalonamento:

 

AstraZeneca

As pessoas que receberam na primeira dose a vacina AstraZeneca há 56 dias ou mais e ainda não tomaram a segunda dose: no momento de recebê-la, devem se dirigir à UBS América, UBS Barretos II, USF Pimenta, USF São Francisco ou USF CSU. Essa vacina é aplicada nas unidades desses bairros, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

 

Coronavac

Todas as crianças de 3 a 11 anos podem receber a primeira dose da Coronavac. Todas as crianças a partir de 3 anos que tomaram a primeira dose da Coronavac há 28 dias ou mais e ainda não receberam a segunda devem tomá-la. Todas as pessoas que já estejam em momento de receber dose adicional podem tomar a Coronavac, aplicada das 8 às 16h, conforme a seguinte escala de bairros por dia da semama:

- Segundas-feiras: USF Spina / UBS Marília;

- Terças-feiras: UBS Barretos 2 / USF CSU / USF Derby Club

- Quartas-feiras: UBS Pimenta / USF Nova Barretos

- Quintas-feiras: USF Christiano Carvalho / USF Los Angeles / USF Ibirapuera

- Sextas-feiras: UBS América / USF São Francisco / USF Cecapinha

- Também está disponível no ARE I (Postão) às quartas-feiras das 8 às 12h.

 

Pfizer pediátrica

 Pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina Pfizer pediátrica há 56 dias ou mais devem entrar em contato com a UBS ou USF mais próxima de sua residência e deixar o nome da criança na lista de próximos vacinados.

 

Pfizer baby

A aplicação da segunda dose da vacina Pfizer baby para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade que tenham comorbidades (conforme lista de doenças definida pelo Ministério da Saúde), deficiência permanente ou imunossuprimidas é feita no ARE I (Postão) às quartas-feiras, das 8 às 12h. Já podem receber a segunda as crianças que completaram quatro semanas da primeira. O esquema vacinal da Pfizer baby requer, posteriormente, a terceira dose.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa