Barretos recebe o Revelando SP entre os dias 16 e 19 de maio

27 de Marco de 2024 by Milton Figueiredo
Arte Cultura
Barretos recebe o Revelando SP entre os dias 16 e 19 de maio

Barretos será o primeiro município a receber o Revelando SP em 2024, entre os dias 16 e 19 de maio. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o evento no município é correalizado pela Prefeitura de Barretos. A entrada é gratuita.

O festival, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo, por meio de uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários etc. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é ainda palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

“Possuímos uma indústria criativa robusta no estado de São Paulo e o Revelando SP é um exemplo disso. Um evento, que engloba gastronomia, dança e artesanato, é uma oportunidade perfeita para fomentarmos e preservarmos a essência da cultura paulista", destaca a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton. 

Em 2023, o Revelando SP teve duas edições, em São José dos Campos e em São Paulo, nas quais estiveram representados mais de 260 municípios, por meio de 127 atividades culturais.

Na culinária, o festival sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas, que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado, pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

“Este é o resultado do esforço desta gestão para que nossa cultura, nossa história e nossos equipamentos públicos culturais fossem vistos, desejados e respeitados por todos”, diz Paula Lemos, prefeita de Barretos. “A indústria criativa e a cultura são ferramentas fundamentais para a transferência de conhecimento e renda. O impacto financeiro para o nosso município será de grande monta por meio deste grandioso apoio do nosso governo do estado. É Barretos novamente no mapa da rota cultural”, complementa Rogério Teodósio, secretário de Cultura do município.
 

Edital aberto

O Revelando SP está com edital aberto para que os municípios indiquem representantes nas áreas de artesanato, culinária e manifestações culturais tradicionais. A ampla participação dos municípios de todas as regiões é essencial para que a diversidade, contemplando o litoral, toda a cultura do interior e a região metropolitana da capital, esteja representada no evento.

Os municípios interessados em indicar representantes, devem se inscrever no edital, disponível no site www.amigosdaarte.org.br. As inscrições ficam disponíveis até 1 de abril.
 

Mais quatro edições em 2024

Após sua passagem por Barretos, o Revelando SP ainda terá mais quatro edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

Iguape – 13 a 16 de junho

São José dos Campos – 4 a 7 de julho

Presidente Prudente – 8 a 11 de agosto

São Paulo – 12 a 15 de setembro

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa