Caminhos da Reportagem aborda os 50 anos do incêndio do Edifício Joelma

31 de Janeiro de 2024 by Milton Figueiredo
TV
Caminhos da Reportagem aborda os 50 anos do incêndio do Edifício Joelma

Joelma em chamas. Imagens feitas pela produtora Souza Lima rodaram o mundo. - Produtora Souza Lima / Divulgação

 

TV Brasil estreia a nova temporada de pautas especiais do programa jornalístico Caminhos da Reportagem com a edição inédita "Cinzas de fevereiro: 50 anos do incêndio do Edifício Joelma" neste domingo (4), às 22h. A produção é dedicada às vítimas da tragédia que abalou São Paulo e todo o país.

A produção da emissora pública relembra o caso a partir de entrevistas com personagens envolvidos no drama. A equipe do canal conversa com sobreviventes, testemunhas, bombeiros, jornalistas e especialistas em segurança contra incêndios. O conteúdo exclusivo fica disponível no app TV Brasil Play.

A matéria temática ressalta a dinâmica do incêndio e indica as mudanças incorporadas não só na legislação como também na fiscalização dos prédios. Diversas medidas de segurança passaram a ser exigidas de arquitetos e engenheiros em novos projetos.

O Caminhos da Reportagem apresenta entrevistas com profissionais da imprensa que dominam o tema. A TV Brasil traz os depoimentos do repórter Milton Parron, principal nome da cobertura jornalística do caso, e do jornalista Adriano Dolph, autor do livro "Fevereiro em chamas", sobre os mais famosos incêndios paulistanos. "A cobertura do Joelma era muito pequena para o pouso de helicópteros", explica Dolph.

 

Dinâmica do incêndio e operação de resgate

Eram pouco mais de 8h30 do dia 1º de fevereiro de 1974, uma sexta-feira cinzenta em São Paulo, quando um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado do Edifício Joelma, no centro da capital, deu início àquela que foi, por décadas, a maior tragédia da cidade.

As chamas avançaram rapidamente por carpetes, forros de espuma e divisórias de madeira do 12º andar. Quando o fogo chegou às escadas, não encontrou barreiras: em poucos minutos bloqueou a única saída e começou a se espalhar prédio acima. As labaredas alcançaram o 23º andar em cerca de meia hora.

Cerca de 750 pessoas estavam no prédio. Mais de 300 ficaram feridas, e pelo menos 181 morreram. Hiroshi Shimuta e Mauro Ligere eram colegas de trabalho na época, e foram resgatados do 22º andar, depois de se abrigarem das chamas e da fumaça por mais de cinco horas num beiral de janela. O espaço minúsculo foi dividido com outros cinco colegas.

"O cenário era simplesmente dramático, com aquele fogo subindo e as pessoas se jogando", diz Shimuta, ao relembrar a espera pelo socorro. "Nós nos seguramos na estrutura de alumínio (da janela), e nos seguramos uns nas cintas dos outros, formando uma corrente ali. Se alguém tentasse pular, os outros não deixariam", conta.

Ligere recorda os momentos dramáticos que viveu naquela expectativa por ajuda. "O sujeito que estava em cima de mim estava se queimando. Ele se segurava no meu ombro e eu via os ossos dos dedos da mão dele. Estava em bolhas", destaca.

Os bombeiros Simão, Boanerges, Franclin e Roberto participaram do resgate. Simão socorreu Mauro, depois de subir, andar por andar, pela fachada do Joelma, com a ajuda de uma escada de mão. A operação é lembrada pelos veteranos do Corpo de Bombeiros de São Paulo durante o Caminhos da Reportagem. De acordo com os entrevistados, "o fogo não foi controlado, ele consumiu o prédio".

 

Questões espirituais e mudanças na fiscalização

O incêndio tem uma representação muito forte para a cidade de São Paulo relacionada a manifestações de ordem espiritual ou de fatos sobrenaturais. As "treze almas do Joelma" são a história mais conhecida: 13 dos mortos até hoje não foram identificados. As pessoas estão sepultadas lado a lado no cemitério de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo. O local ainda hoje recebe pessoas em busca de graças dessas vítimas anônimas.

A tragédia provocou revisão das leis e das inspeções das edificações. Portas corta-fogo foram incorporadas às exigências para o desenvolvimento de novos projetos. Arquitetos e engenheiros também se atentaram para aspectos da segurança.

 

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada para segunda-feira, às 3h30. A produção disponibiliza as edições especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

 

Serviço
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 4/2, às 22h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 4/2, para segunda-feira, dia 5/2, às 3h30, na TV Brasil

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa