Carnaval: Confira 5 cuidados na estrada se for viajar de carro

07 de Fevereiro de 2023 by Milton Figueiredo
Carnaval Lazer
Carnaval: Confira 5 cuidados na estrada se for viajar de carro

Após dois anos sem carnaval, muitos brasileiros estão prontos para tirar os planos do papel neste feriadão de fevereiro, que vai de sexta-feira (17) a quarta-feira de cinzas (22). Seja para escapar da folia e buscar um merecido descanso, ou para pular de bloquinho em bloquinho, a verdade é que muitas pessoas optam por pegar a estrada de carro para economizar nas passagens de ônibus e avião. Segundo o Índice de Preços do Consumidor (IPCA), do IBGE, os preços de produtos e serviços mais consumidos no verão avançaram 16,6% no acumulado de 2022, na comparação com 2021. Os principais vilões foram passagens aéreas, com acréscimo de 23,5% e de hospedagem com 18,2%.

O receio toma conta dos planos de quem vai pegar a estrada neste período, pois com a estrada cheia, os cuidados precisam ser redobrados. Esses cuidados com o carro antes de viajar são essenciais para garantir um trajeto tranquilo e com segurança. O especialista Tiago de Bortoli, engenheiro de automóveis e sócio da AutoInsp, elencou cinco principais dicas para dar atenção nas viagens de carro:

  1. Revisão pré-viagem: Normalmente a revisão precisa ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas para viagens mais longas, é bom levar no seu mecânico de confiança para avaliar o óleo, alinhamento e balanceamento. Mesmo com todos os cuidados, o motorista precisa ficar atento a possíveis sinais de problemas, como a trepidação nos pneus, que é indício de problema no balanceamento, por exemplo. Obs: Mesmo que o carro fique parado por muito tempo, é imprescindível fazer a revisão.
     
  2. Usar o cinto de segurança corretamente: Alguns dos erros mais comuns na hora de usar o cinto de segurança é colocá-lo sobre o pescoço, utilizar presilhas ou grampo para afrouxar o cinto, passar a faixa do tórax pelas costas e colocar a subabdominal na barriga ao invés de no quadril. O correto é regular a altura do banco e utilizar a faixa transversal do cinto sobre o ombro, atravessando o tórax, para que em caso de acidente o seu corpo não seja projetado por cima do cinto, escapando da proteção. Priorize segurança acima do conforto.
     
  3. Cuidados com as bagagens: muito cuidado com o transporte das bagagens, o compartimento ideal é o porta-malas. Caso o espaço do porta-malas não seja suficiente para acomodar seus pertences, a solução muitas vezes é organizar o restante das malas no banco traseiro. Nessa situação, o motorista precisa ficar muito atento, ocupar os bancos traseiros com objetos soltos, ou qualquer lugar que faz divisão do espaço interno com os passageiros, pode acarretar em multa e, mais que isso, comprometer a segurança dos ocupantes do veículo.
     
  4. Trocar o óleo: Abrasão, corrosão e desgaste de componentes importantes do sistema de transmissão podem ser causas da má lubrificação e deteriorar o desempenho do seu carro. Negligenciar este aspecto pode render uma parada inesperada no meio da estrada. Nesse caso é bom ter o seu seguro veicular em dia.
     
  5. Estepe completo: Mesmo com a revisão alguns imprevistos podem acontecer durante a viagem, como o caso do pneu furar no caminho. Por isso, confira o estado do seu estepe e o kit necessário para a troca: macaco, chave de roda, triângulo e pressão do pneu reserva. Caso precise trocar o estepe na estrada, lembre-se de tomar todos os cuidados e colocar o triângulo a uma distância mínima de 30 metros do seu carro, para que outros motoristas tenham tempo de frenagem.

Sobre o especialista: Tiago de Bortoli é Engenheiro Mecânico formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Mestre em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência na área de projeto mecânico civil e militar, atuando na função de Gerente de Projetos e Comercial em engenharia mecânica industrial, automotiva e defesa. Bortoli é professor do Centro Universitário do DF e sócio da AutoInsp.

Sobre a empresa: A AutoInsp é uma empresa que presta serviços especializados em vistorias veiculares de carros seminovos, além de análise de sinistro e problemas automotivos, elaboração de laudos e pareceres que têm valor de prova judicial e extrajudicial para solução de disputas. A excelência da empresa a coloca em primeiro lugar nas empresas do DF mais bem avaliadas no Google. A AutoInsp também possui uma plataforma de produção de conteúdo e influência digital nas principais redes sociais com informações de alta relevância ao público geral. Está entre as cinco maiores no TikTok sobre o tema veicular, com 154,5 mil seguidores e 1,4 milhões de acessos na rede. Além de ser a empresa do DF mais bem avaliada no Google.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa