Casa da Juventude de Barretos recebe visita de lideranças de Boituva e Ilha Solteira
Integrantes das equipes de governo dos municípios de Boituva e de Ilha Solteira estiveram na Estância Turística de Barretos para conhecer as instalações da Casa da Juventude de nossa cidade. Representando a prefeita Paula Lemos, a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, e o coordenador da Casa da Juventude, Vitor Santiago, recepcionaram os visitantes.
Vitória agradeceu as visitas. “Em 2022, tivemos a honra de ter em Barretos a primeira Casa da Juventude inaugurada no Estado, com o empenho do governo estadual e da nossa prefeita, Paula Lemos, que se dedicou para que esse espaço fosse realidade para os jovens barretenses. É bastante gratificante para nossa gestão despontarmos como exemplo para outras cidades e podermos partilhar de nosso trabalho para que os jovens dessas outras localidades também possam colher bons frutos nas unidades da Casa da Juventude que estão em construção para ser inauguradas nesses municípios”, disse.
Vitor explicou que o espaço e os projetos que vêm sendo desenvolvidos com os jovens foram apresentados às autoridades dos dois municípios visitantes. “Primeira do Estado a ser inaugurada, a Casa da Juventude de da Estância Turística de Barretos está se estabelecendo como referência para as outras cidades. Os representantes ficaram encantados ao ver o espaço estruturado e equipado e deixamos o caminho aberto para propostas e projetos futuros buscando fazer intercâmbio de ideias”, observou.
Segundo Vitor, nessa troca de conhecimento entre cidades também foi interessante saber sobre o organograma previsto nos outros municípios. Ele se entusiasmou ao tomar conhecimento da relação que planejam ter em Ilha Solteira entre a Casa da Juventude e as escolas. “Foi muito bacana também que nos presentearam com uma lembrança feita pelos jovens de Ilha Solteira. Os estudantes confeccionam cadernetas, pastas e envelopes com materiais recicláveis e têm também um trabalho de agricultura, em que os alunos mantêm hortas, em que fazem cultivos e depois doações e vendas de verduras e de ovos, com a criação de galinhas”, contou.
Foram apresentados aos visitantes o planejamento e os objetivos da Casa da Juventude da Estância Turística de Barretos para o ano de 2023. “Esse espaço é a casa de oportunidades para os jovens barretenses. O pontapé inicial deste ano é com o curso de Preparação para o mundo de trabalho, que será realizado aqui e já está com inscrições abertas”, destacou Vitor.
Fernandes Carvalho Ferraz, diretor do Departamento de Juventude de Ilha Solteira, contou que estão conectados com Educação, Esporte e Cultura. Ele agradeceu a acolhida e receptividade. “Em nome do prefeito Otávio Gomes, deixamos o nosso agradecimento à Prefeita Paula Lemos e a todos vocês por abrirem as portas para nós conhecermos a Casa da Juventude. Pudemos ver que vocês têm também a Casa Afro e, em construção, a Casa da Mulher. Vamos trocar mais ideias, estabelecer parcerias, trabalhar em prol dos nossos jovens”, afirmou.
Os representantes de Ilha Solteira visitaram o espaço no último dia 18. Já a equipe de Boituva, representada por Felippe Vidal, secretário de Juventude, Turismo e Eventos; Anna Schincariol, diretora de Juventude e Eventos e Jessica Bezerra, chefe de Departamento de Juventude e Turismo, esteve na Casa da Juventude no dia 17. A Casa da Juventude da Estância Turística de Barretos fica na Rua PJ6 - Maria Dulce Constança dos Santos, nº 370 - Bairro: Parque do Jóquei.
Últimos dias para se inscrever no curso
O curso ‘Preparação para o mundo de trabalho’ está com inscrições abertas até terça-feira, 31. As aulas são voltadas para estudantes, maiores de 14 anos, que estejam matriculados em 2023 no ensino médio ou no 9ª ano do ensino fundamental.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Casa da Juventude das 8 às 16h, exceto sábado e domingo. Para se inscrever, é necessário apresentar documento com foto do aluno e de seu responsável e comprovante de matrícula escolar. As aulas serão realizadas gratuitamente na Casa da Juventude, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12h, no período de 6 de fevereiro a 8 de maio. O curso integra o ‘Força Jovem – Inclusão Produtiva’ e é realizado em parceria entre Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e Senac, que aplica as aulas.