Catedral de Barretos recebe Orquestra Sinfônica e Coral Acordes Vocais no domingo (05)

03 de Dezembro de 2021 by Milton Figueiredo
Natal
Catedral de Barretos recebe Orquestra Sinfônica e Coral Acordes Vocais no domingo (05)

Uma noite para celebrar a magia do Natal e um recomeço após um período de incertezas. Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresentam "Natal Encantado" com a Orquestra Sinfônica de Barretos e o Coral Acordes Vocais do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, sob a regência de Angélica Amêndola de Oliveira. A apresentação acontece na Catedral do Divino Espírito Santo, neste domingo, dia 05, às 20h, com entrada gratuita.

No repertório, canções e hinos tradicionais da data festiva como "Hallelujah", "Então é Natal", "Noite Feliz" e "Sinos de Belém".

Para a prefeita Paula Lemos é uma oportunidade de celebrar o tempo natalino e o nascimento do menino Jesus. “Vivemos um momento de retomada das atividades após um período muitas incertezas. O concerto de Natal traz uma mensagem de esperança para todos nós”, diz a prefeita.

A diretora do Instituto Sociocultural, Leila Cristhiane Martins de Miranda, explica que a parceria do Instituto sociocultural com a Prefeitura de Barretos tem como objetivo promover um compartilhamento de ações realizadas na cidade com foco no acesso à população. “Queremos integrar diversas ações culturais desenvolvidas em diferentes espaços e instituições, a fim de proporcionar à população uma experiência única preparada especialmente para o tempo natalino”, fala.

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Rogério Teodósio, será “uma noite para festejar e agradecer”.

A programação será transmitida pelas redes sociais da Catedral do Divino Espírito Santo. Facebook: www.facebook.com/catedraldebarretos e YouTube: www.youtube.com.br/c/catedraldebarretos

 

O Instituto Sociocultural

Em 13 de dezembro de 2008, o Hospital de Câncer de Barretos deu um novo passo em seu protagonismo na prevenção e tratamento do câncer no Brasil e criou o Instituto Sociocultural, uma pessoa jurídica distinta da Fundação, com o objetivo de desenvolver atividades nas áreas de educação e cultura em sua interface com a saúde pública, dentre outras coisas.

O Instituto Sociocultural é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2008 por meio de iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Pio XII.

Em razão das diferenças em suas naturezas jurídicas e objetivos, a Fundação Pio XII e seu Instituto Sociocultural complementam-se em suas atividades, sobretudo, em áreas nas quais anteriormente a Fundação não conseguia, por si própria, executar projetos, como no caso dos incentivos fiscais da cultura (Lei Rouanet).

A lista de atividades do Instituto Sociocultural Hospital de Câncer de Barretos é extensa e vai desde projetos e ações de ensino e pesquisa visando à melhoria da vida e dos indicadores sociais da população até o desenvolvimento de projetos relacionados aos direitos humanos e à cultura, por exemplo.

Integrando cultura, saúde e ciência, o Instituto Sociocultural vem trazendo à sociedade de Barretos e também de outras regiões uma abordagem da doença como ocorrência dinâmica, que pode ser pensada a partir de atividades lúdicas que extrapolam seu universo a partir de vivências e linguagens que estimulam a humanização dos processos de prevenção, tratamento e cura.

Maestrina Angélica Mendes de Oliveira
Regente do Coral Acordes Vocais do Instituto sociocultural do Hospital de Amor. Organizou e regeu o Coral da Igreja Batista de Barretos entre os anos 1985 a 1989; Regeu o Coral Espírita de Barretos durante 17 anos no período de 1998 a 2014.
Professora de instrumentos ( piano, teclado e flauta) Projeto Flauta na E.M. Dr. João Ferreira Lopes entre os anos 2001 a 2017; Projeto Canto- Coral para idosos no Projeto Cavalgando para o Futuro de 2006 a 2017. Desde 2001 é professora alfabetizadora da Rede Municipal de ensino de Barretos.

Coral Acordes Vocais
Com a capacidade de traduzir sentimentos e atitudes, a música envolve-nos na promoção do bem-estar; gerenciando o estresse e oferecendo conforto e alegria aos nossos pacientes e acompanhantes. Hoje o Coral é composto por colaboradores da Fundação Pio XII, Ambulatórios Médicos Hospitalares, Santa Casa de Barretos, alunos da Faculdade de Medicina Dr. Paulo Prata e, população de Barretos. As aulas são gratuitas de terça e quarta-feira, e durante todo ano acontecem apresentações nos Hospitais, com no mínimo uma apresentação oficial para a população com entrada gratuita.

A Orquestra Sinfônica de Barretos
A Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, órgão integrante da Secretaria Municipal de Cultura, foi criada em 1997 e desde então vem realizando concertos, apresentações regionais e espetáculos musicais locais, valorizando a cultura musical em Barretos.

 

Foto: André Monteiro - Arquivo 

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa