CIPA do SAAE Barretos promove testagem e orientação sobre hepatite B e C
Aproximadamente 100 servidores do SAAE Barretos participaram de testes e orientação sobre hepatite B e C, na sede da autarquia, nos dias 28 e 29 de setembro. A iniciativa foi da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Os testes rápidos, por meio de coleta de sangue, foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Depois de aguardar cerca de 15 minutos, os servidores recebiam o diagnóstico de uma das profissionais de saúde que fazia as orientações necessárias para prevenir as doenças.
A hepatite B acomete o fígado e é transmitida principalmente pela via sexual, sendo considerada uma Infecção Sexual Transmissível (IST), por pele e mucosa, via parental (por meio de compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, procedimentos odontológicos, cirúrgicos dentro outros).
O vírus da hepatite C se pega, principalmente, por via sanguínea através de um corte ou ferida, ou no compartilhamento de seringas, e causa inflamação no fígado. Com a falta de tratamento pode evoluir para uma cirrose e até câncer.
“Em campanhas passadas de prevenção como essa já tivemos um caso de um servidor que descobriu que tinha hepatite, e ele pôde se tratar sem passar pela fase aguda quando surgem os sintomas”, diz Simone Buch, diretora administrativa e presidente da CIPA do SAAEB.
“É de grande valor realizar campanhas internas como essa, pois como as duas doenças não apresentam sintomas no início, é possível dar a oportunidade do tratamento adequado minimizando os problemas que elas podem causar”, destaca Graça Lemos, superintendente interina.