Começa hoje a Festa de Santa Bakhita 2020
Começa nesta noite de quarta-feira (05), a 11ª edição da Festa de Santa Bakhita. Os festejos prosseguem até domingo, dia 09. A programação de shows conta com artistas conceituados na cidade e região que aceitaram o convite da organização do evento para deixarem as noites de Quermesse ainda mais divertidas.
A festividade promovida pela comunidade dedicada à santa, e que pertence à Paróquia Santo Antônio de Pádua, contará também com cinco dias de missas, sempre às 19h, na capela. A partir de sábado, após as celebrações, terá início a tradicional quermesse.
A programação de show conta com a dupla José & Diogo, e os cantores Ramon Cardoso e Otávio Baston se apresentando na sexta-feira (07); a cantora Rhaissa Costa e o sertanejo Kleyson Nascimento se apresentam no sábado (08); e no domingo a quermesse terá o show especial com Batista Faria – o cover de Zé Rico, e a dupla Luiz Gustavo & Guilherme. A festa contará ainda com brincadeiras, sorteios de prêmios e feira gastronômica. Toda a renda será revertida às obras de evangelização da comunidade.
Os festeiros deste ano, que trabalha voluntariamente, são Helly Pimenta Neto e Daniela Carlo Pimenta. Para as celebrações o pároco, padre Deonisio Helko confirmou os seguintes padres: dia 05 – Pe. Diego Mendes; dia 6 – Pe. Ivanaldo Mendonça; dia 7 – Pe. Flávio Pereira. No dia 8, dia em que a Igreja celebra a memória de Santa Josephina Bakhita, presidirá a missa solene o bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior. No dia 09, a Eucaristia será presidida pelo vigário paroquial da paróquia, Pe. Ronaldo Miguel.
Santa Josefina Bakhita nasceu no Sudão, em 1869, e como muitos, naquele tempo, viveu a dureza da escravidão. Bakhita, que significa “afortunada”, não foi o nome dado a ela pelos pais, mas por uma das pessoas que, certa vez, a comprou.
Bakhita, sempre com o sorriso nos lábios, foi uma mulher de trabalho, libertada para seguir a vida religiosa que escolheu. Foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.
A Capela de Santa Bakhita fica na Rua Francisco de Assis Martins, número 172, no Residencial Minerva.
Os festeiros com o pároco