Comitiva Água do Peão, de São José do Rio Preto, é a campeã do Concurso da Queima do Alho 2024 em Barretos
A Comitiva Água do Peão, de São José do Rio Preto SP, venceu o Concurso da Queima do Alho, realizado neste domingo, 18 de agosto, na 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A disputa do melhor prato típico dos tropeiros aconteceu no Rancho Ponto de Pouso, espaço tradicional no Parque do Peão que é utilizado para a realização do tradicional concurso gastronômico.
O evento contou com a participação de 20 comitivas, de diversas regiões do Brasil: São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná.
“A gente se sente muito feliz por estar aqui, não só por ganhar, mas por estar presente na maior Queima do Alho do Brasil”, agradece Milton Liso proprietário da comitiva.
Reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Brasil, a Queima do Alho é mais do que uma refeição, sendo considerada uma celebração da história e da tradição que marcaram a vida dos peões nas estradas do interior.
Arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e o churrasco na chapa, foram preparados com maestria pela comitiva Água do Peão, o que conquistou o paladar dos jurados.
Além dos pratos saborosos e fiel à tradição, foram avaliadas pela organização avaliadora a vestimenta, a traia e a organização das comitivas, inspiradas no modo de vida dos peões no estradão e que mantêm viva a cultura tropeira.
Concurso do Berrante
Uma das tradições mais antigas, que é realizada desde a primeira edição da Festa, o Concurso do Berrante reuniu vários competidores de diversas regiões.
Na disputa, homens e mulheres executaram os cinco toques principais do berrante que são “Saída ou solta” (para despertar a boiada), “Estradão” (reanima a boiada), “Rebatedouro” (aviso de perigo), “Queima do Alho” (almoço) e “Floreia” (toque livre).
No masculino, o berranteiro Mini Saia ficou com o título do concurso. Na categoria feminina, Rarissa Lombardi executou com maestria os toques do berrante e foi a vencedora na edição deste ano.
Festa com moda de viola
A boa moda de viola deixou o concurso da Queima do Alho ainda mais animado. O público aproveitou para relembrar e cantar canções da roça com a dupla Lourenço & Lourival.
A clássica dupla sertaneja Lourenço, com quase 60 anos de carreira, trouxe sucessos da trajetória, como “Franguinho na Panela”, “A Sementinha”, “Os Três Boiadeiros Japoneses”, “Velha Porteira”, entre outras modas caipiras.
Durante todo o evento, os convidados acompanharam diversas atrações, declamação de poesia, berrante e apresentações musicais.