Companhia Tércio Miranda lança projeto para melhorar genética de touros de rodeio

10 de Fevereiro de 2024 by Milton Figueiredo
Rodeio
Companhia Tércio Miranda lança projeto para melhorar genética de touros de rodeio

Proprietários da Companhia Tércio Miranda, os empresários Tércio e Rosana Miranda lançaram, na noite de quarta-feira (7), um projeto de genética bovina que promete “sacudir” o mercado, o “Acesso Negado Bucking Bull".

Com a presença de importantes nomes da agropecuária, o evento que marcou o início de uma nova fase na carreira profissional do casal foi realizado no Buffet Villa Conte, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

O pivô do projeto inovador é o touro mais valioso e famoso das arenas do Brasil, o Acesso Negado. No ano passado, a aquisição feita por Tércio e Rosana chamou atenção não apenas pelo valor significativo, superior a R$ 1 milhão, mas pela singularidade de suas características genéticas, que o elevaram à condição de futuro astro dos rodeios. Atualmente, o animal está avaliado em mais de R$ 2 milhões. Inclusive, a Cia. Tércio Miranda recebeu propostas para vendê-lo. No entanto, não aceitou.

Considerado menor e mais leve, Acesso Negado possui mais força e agilidade que outros touros, características desejadas, por exemplo, para os animais escolhidos para participar de competições da Professional Bull Riders (PBR), empresa norte-americana que promove provas internacionais de montaria.

“Compramos o Acesso Negado por conta das características do desenvolvimento do pulo. A mudança na genética dos touros de rodeio vai ser o divisor de águas nos próximos anos no Brasil. Animais com rapidez, tamanho e agilidade serão os mais procurados”, explica Rosana.

De olho na mudança e evolução do mercado, Tércio e Rosana compraram uma fazenda em Votuporanga, instalaram uma estrutura própria para trabalhar com genética bovina e lançaram o projeto Acesso Negado.

“O pivô é o Acesso Negado, o touro mais caro e famoso do Brasil. Com exclusividade, as pessoas poderão adquirir bezerros ou embriões já fecundados. Apesar do programa girar em torno do Acesso Negado, também trabalharemos com o material genético do plantel campeão da Cia Tércio Miranda, vendendo bezerros, embriões fecundados e sêmen. Temos capacidade para mais de 500 matrizes”, diz Rosana.

Além de contar com a participação de importantes nomes da agropecuária e do próprio Acesso Negado, o evento promovido pelos maiores investidores em touros de rodeio do Brasil teve transmissão ao vivo, lançamento de um novo canal no Youtube e apresentações musicais.

“O canal do Youtube também se chama Acesso Negado. O projeto visa fomentar os criadores de touros, com fóruns, produtos e vídeos. É um nicho de amantes dos touros de pulo e profissionais de rodeio. O possível cliente pode acompanhar o desenvolvimento do animal através do canal, desde seu nascimento até se tornar um campeão nas arenas. O objetivo é criar relacionamentos, e não concorrência. Queremos expandir os horizontes da criação de touro de rodeio através da genética”, afirma Rosana.

 

Cia. Tércio Miranda

O envolvimento de Tércio Miranda com o universo dos rodeios teve início na década de 90, quando começou a formar seu primeiro grupo de touros de pulo. Em pouco tempo, o empresário possuía os animais mais temidos das arenas, incluindo o Touro Bandido.

Logo após, Tércio vendeu todo seu plantel para cuidar dos negócios da família ao lado do pai, o agricultor Lucio Miranda, um dos pioneiros do plantio direto. No entanto, nunca abandonou sua paixão pelos rodeios, sentimento que o fez retornar às arenas cerca de uma década depois.

Durante a nova fase, a Cia. Tércio Miranda voltou rapidamente ao centro das atenções, com uma boiada que acumulou inúmeros títulos e fivelas nos rodeios mais disputados do Brasil.

Em 2019, Tércio fez um leilão para vender seu plantel novamente. Contudo, desta vez, não se manteve totalmente distante das arenas, investindo pesado no melhoramento genético dos touros.

Já em 2022 e 2023, a Companhia Tércio Miranda voltou a fazer diversas aquisições que “sacudiram” o mercado. Durante a 68ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, os touros Rei do Norte e Gatilho terminaram empatados como os melhores da competição, conquista que chamou atenção, pois foi a primeira vez que dois animais da mesma companhia conseguiram tamanha façanha.

“Nossa boiada também foi considerada a melhor da festa. Ainda apresentamos o Acesso Negado e vimos o Briga de Galo participar do Desafio do Bem. Foi um evento realmente muito especial para nós”, conta Tércio.

 

Bons tratos

Manejo, planejamento e bons tratos com os animais são pilares que sustentam a Cia. Tércio Miranda. Os touros do plantel recebem alimentação balanceada e tratamento veterinário de ponta, incluindo acupuntura e ozonioterapia.

“Respeitar os animais que fazem parte da boiada é nossa prioridade. Não importa qual seja. A integridade física e os bons tratos sempre vão prevalecer”, conta Tércio.

Para que os touros de rodeio mantenham a performance e recebam os cuidados necessários, a Cia. Tércio Miranda desembolsa um valor considerável por mês com cada animal.

“Ainda é preciso evitar que os bois machuquem um ao outro na fazenda, porque é comum brigarem. A gente acaba sendo uma espécie de psicólogo para saber qual deles está melhor para pular no dia e quem precisa de cuidados especiais", explica.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa