Concurso culinário da Festa do Peão de Barretos rejeita ‘gourmetização’ e preserva raízes

14 de Julho de 2023 by Milton Figueiredo
Queima do Alho
Concurso culinário da Festa do Peão de Barretos rejeita ‘gourmetização’ e preserva raízes

Crédito: André Monteiro

Preservando os sabores da comida típica do estradão boiadeiro, o Concurso Queima do Alho deixa a ‘gourmetização’ de lado e mantém a tradição da “comida raiz” do sertanejo brasileiro. Isto porque, na disputa culinária, que acontece desde 1956 na programação da Festa do Peão de Barretos, o que conta é a fidelidade ao sabor e ao modo de preparo de “antigamente”. O prato era feito pelas estradas do interior do país quando as comitivas conduziam as boiadas.

Neste ano, já estão confirmadas 20 comitivas de diferentes regiões do país no concurso. A disputa acontece no dia 20 de agosto, a partir do meio-dia, no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão, durante a 68ª Festa do Peão de Barretos.

O prato é composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco. “Manter a tradição gastronômica da Queima do Alho é uma homenagem para o Peão de Boiadeiro que, no século passado, movimentou a economia da região e fez a Festa do Peão de Barretos ser o que é hoje”, conta João Paulo Martins, um dos organizadores e coordenador do concurso.
 

Regras priorizam a tradição

No concurso gastronômico, as comitivas de cozinheiros montam seus apetrechos e fazem o tradicional “fogo de chão”. Nada de forno elétrico, gás ou micro-ondas. É na lenha que a comida tem que ser preparada. Os utensílios – conhecidos como tralhas – são verificados pelos jurados e precisam ser fiéis aos utilizados no passado.

“Os jurados são pessoas que já viajaram no estradão de boiadeiro e não julgam só a comida. Outros quesitos também pesam na nota final. As comitivas têm que estar com a tralha bem completa dentro dos padrões do estradão, além de verificar a habilidade dos cozinheiros no manuseio e se têm ligações com a tradição”, completa João Paulo.

O coordenador alerta, ainda, que inovações “gourmets” e temperos prontos são proibidos. “A ideia é preservar o sabor, que vai se perdendo ao longo dos anos. Nenhum ingrediente ou recurso, além do que os cozinheiros tinham na época da condução das boiadas no século passado, é permitido no concurso”, continua.

O resultado é uma comida fiel e disputada. Além do concurso – que chega a receber mais de 2 mil pessoas por edição, entre convidados e imprensa –, o prato também é comercializado ao longo da Festa para os visitantes. No ano passado, mais de 3 mil refeições foram comercializadas, segundo João Paulo.
 

Concurso do Berrante

Tradição da Festa do Peão de Barretos, o Concurso do Berrante também acontece desde a primeira edição do evento, assim como a competição da Queima do Alho.

O instrumento era utilizado na condução das boiadas e servia para avisar as comitivas de momentos estratégicos na viagem, como momento de partida, perigo à vista, horário da refeição, entre outros.

A disputa em Barretos também reúne competidores de diversas regiões do país e acontece junto com a Queima do Alho, em 20 de agosto. As inscrições podem ser feitas no dia do evento. São 15 vagas disponíveis na categoria masculina e 10 vagas na feminina.
 

Venda ingresso

Este ano, a venda de ingressos será através do site da Total Acesso. Estão inclusos no valor do ingresso, o acesso ao Parque/Rodeio/Show e acesso ao Rancho Ponto de Pouso com a tradicional comida da Queima do Alho. As bebidas são vendidas à parte. Mais informações no site: site Oficial da Festa.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa