Concurso Queima do Alho recebe 20 comitivas durante 65ª Festa do Peão de Barretos

02 de Agosto de 2022 by Milton Figueiredo
Festa do Peão de Barretos Gastronomia Rodeio
Concurso Queima do Alho recebe 20 comitivas durante 65ª Festa do Peão de Barretos

Um concurso culinário que vai muito além do sabor do prato. Além de preparar uma comida deliciosa, os participantes do Concurso Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos precisam ir muito além: fazer tudo fielmente ao sabor das antigas comitivas e usando apetrechos de cozinha como eram no passado.

"Os utensílios chegam nas 'bruacas', baús de couro levados sempre no lombo dos animais. Tudo para manter o charme rústico e a tradição", diz o coordenador do evento, João Paulo Martins.

Neste ano, 20 comitivas de diferentes partes do país terão o desafio de preparar a comida típica do estradão, considerada patrimônio cultural e imaterial do Brasil pela Lei 13.364 de 2016. A disputa acontece no dia 21 de agosto, domingo, no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão.

O prato é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco -- preparação tradicional que ocorria quando os peões conduziam boiadas pelo interior rumo aos frigoríficos e precisavam fazer as refeições na estrada.

Três jurados oficiais provam e selecionam a comitiva com o melhor prato. "Não é só a comida que é julgada. O quesito que mais pesa é se a tralha está bem completa dentro dos padrões do estradão, além de verificar a habilidade do cozinheiro e se realmente foi do estradão", conta João Paulo.

O concurso é exclusivo para convidados e imprensa. Mas os visitantes da Festa do Peão de Barretos podem experimentar a Queima do Alho nos dias 20 (almoço e jantar), 21 (jantar), 25 (almoço), 26 (jantar), 27 (almoço e jantar) e 28 (almoço) comprando ingressos por R$ 50,00 diretamente na portaria do Rancho Ponto de Pouso. "Para quem já estiver no evento, pode adquirir diretamente na bilheteria do Rancho a adesão e experimentar o prato típico", avisa Martins.

 

Concurso de Berrantes

Tradição também da Festa do Peão de Barretos, o Concurso do Berrante ocorre desde a primeira edição do evento, assim como o Concurso da Queima do Alho.

O concurso é inspirado na tradicional condução das boiadas quando o peão de boiadeiro desafia o outro tocando o berrante durante o encontro dos animais. A tradição cultural mantida até hoje reúne vários competidores de diversas regiões.

A competição de berranteiros acontece no dia 21 de agosto dentro da Queima do Alho e as inscrições podem ser feitas no dia do evento. "Depois de tanto tempo, neste ano vamos fazer o melhor concurso de berrantes e que seja uma festa boa", Armando Garcia, um dos organizadores do Concurso de Berrante.

São 15 vagas disponíveis na categoria masculina e 10 vagas na categoria feminina.

 

A Festa do Peão de Barretos

A 65ª edição da Festa do Peão de Barretos acontece de 18 a 28 de agosto no Parque do Peão. A grade de shows conta com grandes nomes da música sertaneja como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Cesar Menotti & Fabiano, Bruno & Marrone, Maiara & Maraisa, o projeto Resenha dos Bravos com João Bosco & Vinicius, Guilherme & Benuto e Clayton & Romário, e ainda Rionegro & Solimões, Maria Cecília & Rodolfo, Ícaro & Gilmar e muito mais. Outros ritmos também têm espaço nos palcos com artistas como Wesley Safadão, Alok, Dilsinho, Hungria, DubDogz, Pedro Sampaio e Sevenn. Outra novidade na programação é a apresentação beneficente do evangelista Deive Leonardo.

Já o rodeio, grande estrela do evento, terá competições da final da PBR Brazil (18 a 21), Super Copa Barretos de Três Tambores (19 a 24), final da Liga Nacional de Rodeio -- LNR (22 a 24 e 27) e o 28º Barretos International Rodeo (25 a 28) com competições nas modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning. Além disso, também ocorrerão seletivas das provas cronometradas na Hípica do Parque diariamente.

Mais informações e venda de ingressos pelo site de Os Independentes.