Contato com a natureza na infância estimula aprendizado

20 de Marco de 2019 by Milton Figueiredo
Mister Mister Eco Brazil
Contato com a natureza na infância estimula aprendizado

Plantas, frutas, flores e insetos sempre atraíram a atenção e a curiosidade de crianças. Investigativas por natureza, elas sabem que ali existe muito a ser descoberto. Além disso, diversas pesquisas comprovam que os ganhos com a proximidade com o meio ambiente são diversos, tanto para o bem-estar, como para a saúde e o desenvolvimento dos pequenos.

O Dia Mundial da Floresta, comemorado nesta quinta-feira, 21 de março, criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 1971, reforça justamente a importância da conservação da natureza e os benefícios que o contato com ambientes naturais traz para crianças e adultos.

Pesquisas comprovam que alunos que praticam atividades ao ar livre memorizam melhor os conteúdos aprendidos do que se fossem transmitidos somente de forma teórica. Um estudo divulgado no Jornal da Educação da África do Sul, em 2017, mostrou que as atividades em áreas externas melhoram as habilidades cognitivas, linguísticas, socioemocionais e motoras de crianças pré-escolares. Da mesma forma, os resultados da pesquisa divulgada pelo Departamento de Educação da Califórnia (Estados Unidos) reforçam que aprender ao ar livre pode elevar em cerca de 27% o desempenho escolar dos alunos, assim como estimula e melhora a autoestima, resolução de conflitos e problemas, relacionamento com colegas, motivação para aprender e comportamento em sala de aula. 

Em Curitiba (PR), cidade que será a sede este ano do Concurso Mister Eco Brazil, há um exemplo que surgiu quando um tucano pousou em uma árvore próxima da sala de aula do Colégio Marista Santa Maria. A professora Elisangela Vilela dos Santos incentivou os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a investigar o animal e seus hábitos para entender por que ele estava ali. "As crianças tiveram a oportunidade de pesquisar e aprender sobre a diversidade presente nos diferentes ambientes naturais", relata.

O projeto teve como foco os tucanos, mas consequentemente, tratou também de temas mais amplos, sobre a importância de preservar o meio ambiente e as florestas. "Estudando sobre os tucanos, os alunos aprenderam sobre o modo de vida das aves e os perigos que elas correm com o desmatamento e redução das florestas. Com isso, compreenderam ainda mais sobre conscientização e preservação", explica a professora.

O projeto também incluiu o plantio de árvores frutíferas no Passeio Público da cidade e a distribuição de mudas para a população, tudo idealizado e realizado em parceria com os estudantes.

 

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: www.colegiosmaristas.com.br

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa