Distribuição do carnê do IPTU 2023 em Barretos começou no dia 18 de janeiro
A prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, inicia nesta quarta-feira, 18 de janeiro, a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023.
O contribuinte pode optar pela quitação total o IPTU com desconto ou pelo parcelamento em 11 prestações, utilizando o carnê, boleto bancário enviado via e-mail para quem se cadastrou para receber o IPTU Digital, ou DDA (Débito Direto Autorizado), se o imóvel estiver vinculado ao mesmo CPF do titular da conta bancária. O vencimento da primeira parcela ou parcela única será no dia 28 de fevereiro.
Caso não receba o boleto, o munícipe pode comparecer ao Poupatempo ou solicitar pelo whatsapp da Secretaria Municipal de Finanças, pelo (17) 98199-3558.
Pagamento à vista
Quem optar pelo pagamento à vista terá automaticamente 10% de desconto. Caso o imóvel esteja sem débitos junto à Dívida Ativa municipal, o valor do imposto poderá ter ainda mais 15% de desconto.
Além desses, os contribuintes que escolherem a parcela única, sem atraso, podem acumular mais 20% de descontos complementares (árvore na calçada, numeração, hidrômetro e relógio de energia de fácil visualização, lixeira e caixa de correios) e outros 5% pela adoção de animal na ABA. É importante destacar que somente terão esses descontos os munícipes que fizeram a solicitação até outubro de 2022.
Pagamento parcelado em dia
Quem optar pelo parcelamento em 11 vezes também terá vantagens se fizer o pagamento em dia. Nesse caso, os contribuintes terão 5% de desconto em cada parcela paga até o vencimento (o valor com o benefício já vem impresso no carnê). Também poderão receber até 10% de descontos complementares e 2,5% por adoção de animal na ABA, desde que tenham solicitado o benefício no prazo estipulado, em 2022.
Modernização de sistemas
O secretário de Finanças, Fernando Oliveira Soares, explicou que a prefeitura passa por uma modernizaçao de sistemas para se adequar ao decreto federal 10.540/20, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, e que alguns serviços como RH, receita e contabilidade podem apresentar instabilidade. “Além de estarmos nos adequando à legislação estamos modernizando nosso sistema. Isso vai facilitar a vida do contribuinte mais pra frente”, destacou.
O secretário também explicou que as mudanças, que tiveram início em novembro e devem seguir até o início de fevereiro, também estão ocorrendo no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Instituto de Previdência do Município de Barretos (IPMB) e Câmara Municipal.