Dom Milton Kenan Júnior participa de Visita Ad Limina 2022

26 de Setembro de 2022 by Milton Figueiredo
Religião
Dom Milton Kenan Júnior participa de Visita Ad Limina 2022

Junto a bispos de três províncias ele se encontrará com o papa e visitará dicastérios curiais

 

Na manhã desta segunda-feira (26), após a Missa na Basílica Santa Maria Maior, em Roma, os bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto (da qual a Diocese de Barretos faz parte), iniciaram a agenda de visitas aos dicastérios curiais que se estenderá ao longo da semana, no Vaticano.

A celebração deu início às atividades da Visita “Ad Limina” 2022 dos bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto (incluindo o bispo da Diocese de Barretos, dom Milton Kenan Júnior), que segue até o próximo dia 30, sexta-feira.

O episcopado das três províncias do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divididas em quatro sub-regiões pastorais), a fim de favorecer a animação pastoral, teve um primeiro encontro do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

No departamento romano, que tem como objetivo a promoção da vida e do apostolado dos leigos, e o cuidado pastoral dos jovens e da família, os bispos paulistas contaram com a relatoria de dom Devair Araújo da Fonseca, bispo diocesano de Piracicaba.

“Em todos as nossas dioceses existem diversos trabalhos e iniciativas pastorais voltados para a família, sinal do zelo pastoral e da generosidade e compromisso do nosso povo”, enfatizou dom Devair ao padre Alexandre Awi Mello, I.Sch, secretário do Dicastério, e às subsecretárias, as doutoras Linda Ghisoni e Gabriella Gambino.

O bispo de Piracicaba evidenciou que, nas dioceses paulistas, como no Brasil como um todo, impulsionados pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), os leigos e leigas ganharam relevância em toda a ação pastoral. O que, segundo ele, foi sempre confirmado nas Conferências do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM): “podemos dizer, sem sombra de dúvida, que o nosso pastoreio não seria possível sem a colaboração e o empenho de tantos leigos, homens e mulheres imbuídos de forte espiritualidade cristã, desprendimento e compromisso missionário”.

 

DESAFIOS PASTORAIS

Num segundo momento, os bispos se encontraram com os colaboradores do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. O bispo diocesano de Jales, dom José Reginaldo Andrietta, apresentou a realidade eclesial e as preocupações sociais mais relevantes no cuidado pastoral nas dioceses das sub-regiões.

“Apesar de ser uma região economicamente rica, seus problemas sociais são alarmantes, com destaque para o alto índice de desemprego, trabalho informal, famílias com baixa renda, sem teto, insegurança alimentar e violência”, disse dom Reginaldo, como é conhecido, e indicou que o principal desafio eclesial nestas regiões do Estado “é ser Igreja missionária, por meio de comunidades presentes em todas as realidades de vida pessoal e social, articuladas como pastoral de conjunto, atuantes em defesa da vida e em prol do bem comum”.

Conduzido pelo cardeal Michael Czerny, SJ, prefeito do Dicastério, o encontro contou com a intervenção do episcopado que refletiu os pontos indicados pelo bispo de Jales. Sobre o assunto, dom João Inácio Müller, arcebispo metropolitano de Campinas, insistiu na formação permanente do clero e dos agentes de pastoral nas questões sociais.

O fortalecimento das pastorais sociais foi bastante citado na reunião, tendo destaque para a Pastoral da Mobilidade Humana, pelo crescente número de refugiados nas regiões das três províncias eclesiásticas, e para a Pastoral da Criança, lembrada pelo bispo diocesano de Catanduva, dom Valdir Mamede.

Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, falou da atenção eclesial com a Pastoral da Sobriedade, e o alto índice da população carcerária no território de diversas dioceses. A esse respeito, o prefeito do Dicastério explicou que o assunto dos encarcerados é uma agenda e preocupação constantes da Igreja e do Papa Francisco. No final da manhã, o encontro foi concluído com a oração do Ângelus.

 

VISITA AD LIMINA

A “Visita Ad Limina”, ou mais exatamente a “Visita Ad Limina Apostulorum”, é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica Apostólica Romana de, a cada 5 anos, se encontrarem com o papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Fotos: Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa