Escovação noturna: saiba porque é a mais importante do dia

20 de Maio de 2023 by Milton Figueiredo
Saúde
Escovação noturna: saiba porque é a mais importante do dia

Deixar de escovar os dentes após um doce ou um lanche no final do dia pode acarretar problemas para a saúde bucal dos adultos e, principalmente, das crianças. Dados da IAPD (Associação Internacional de Odontologia) apontam que a cárie precoce na infância, mais conhecida como cárie de mamadeira, atinge cerca de 600 milhões de crianças todos os anos e um dos motivos é má higiene bucal.

Para aliviar esses números e incentivar os hábitos saudáveis, o dentista do Hapvida Interodonto, Pedro Henrique, destaca a importância da escovação noturna na infância. “Os pais e as crianças precisam priorizar a escovação noturna, mas sem desprezar as outras”, reforça.

Segundo o profissional, é preciso estimular a escovação três vezes ao dia e nunca pular a escovação noturna, considerada a mais importante. “Quando você esquece a escovação noite após noite, o que acontece? Acaba deteriorando a superfície dental do seu dente com o tempo e, isso ocasiona a cárie. Para que não aconteça, é importante a rotina de escovação após as refeições e antes de dormir”, explicou.

Ainda de acordo com o dentista, a escovação noturna deve ser priorizada e a mais caprichada em razão da redução do fluxo salivar durante a noite, o que cria um ambiente suscetível à proliferação de bactérias.

“Às vezes a criança passa o dia fora, chega em casa cansada, come um lanche rápido e acaba indo dormir sem escovar os dentes à noite. Aquele alimento pode acarretar em diversos outros problemas bucais para ela”, ressalta Pedro Henrique.

Além de atentar as crianças para a escovação, os pais devem também limitar o consumo de açúcares desde os primeiros anos de vida e supervisionar os filhos durante a higienização bucal.

“A supervisão da escovação tem que acontecer, para saber se a criança está fazendo correto, realizando o movimento exato, se está fazendo a limpeza e a assepsia correta da cavidade bucal”, completou.

 

Visita ao dentista

O dentista destaca também a importância da visita ao dentista a cada seis meses. A regra vale para crianças e também adultos. “Na conversa com o dentista, será observado se o paciente está tendo uma boa escovação, se está cuidando da saúde bucal de maneira correta e se alguma região específica não está tendo a atenção necessária”, detalha.

A partir dessa consulta, o profissional fará as orientações corretas e detalhará mais sobre realizar a escovação a fim de melhorar cada vez mais a saúde bucal das crianças.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa