Festa de Santa Bakhita está confirmada para acontecer de 8 a 11 de fevereiro em Barretos
O casal de festeiros William e Gisele, ao lado do pároco Padre Deonísio Helko, na Capela de Santa Bakhita
O dia 8 de fevereiro é, oficialmente, o Dia de Santa Josefina Bakhita, mulher que nasceu em uma aldeio perto da montanha Agilerei, no Sudão, em 1869, foi escravizada e, mesmo assim, dedicou sua vida à prática do bem e da evangelização.
Em Barretos, a comunidade da Capela de Santa de Bakhita, que está localizada no Residencial Minerva, mas reúne católicos de várias regiões da cidade, realiza a festa de sua padroeira com uma programação especial de missas na capela e quermesse na rua.
No dia da santa, 8 de fevereiro, uma quinta, ao meio-dia, acontece a missa especial, presidida pelo Padre Emerson Manoel, da Paróquia de São Benedito - Barretos. A partir da sexta, dia 9, as missas em homenagem à santa passam a acontecer às 19h, também na capela. Sendo que no dia 9, quem presidirá a celebração é o Padre Pedro, da Paróquia São Miguel Arcanjo - Miguelópolis, e no dia 10, sábado, a missa terá a presença do padre José Antônio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Barretos; no dia 11, domingo, o celebrante será o Padre Carlos, da área pastoral São José – Barretos.
A homenagem tem ainda um lado festivo, uma quermesse com palco de shows, sorteio de prêmios, brincadeiras e uma praça gastronômica típica, que neste ano também celebra os 15 anos da Capela. A quermesse acontece nos dias 9, 10 e 11, sexta, sábado e domingo, sempre após as missas. A Capela de Santa Bakhita pertence à Paróquia Santo Antônia, em que o vigário é o Padre Ronaldo Miguel, e o pároco é o Padre Deonísio Helko.
O casal responsável pela coordenação das comemorações de Santa Bakhita, William Ramos e Gisele Aleixo Ramos, conta que aceitou o desafio de realizar uma festa em pleno carnal com muita tranquilidade. “Para nós é uma honra sermos os festeiros, não pensamos duas vezes para aceitar esse desafio. Temos a convicção que a festa será um sucesso, pois, apesar do Carnaval, sabemos que não só nós, mas muita gente coloca o servir a Deus, à Igreja e ao próximo como prioridade, antes de pensar em Carnaval. Somos muito devotos de Santa Bakhita e sempre colaboramos, quando possível, com a comunidade, que é muito unida na Capela. Estamos buscando a ajuda dessa comunidade maravilhosa, da família e dos amigos para juntos, realizarmos uma linda homenagem, festiva, alegre e tão animada quando o clima de carnaval”, diz o empresário William Ramos.
A Capela de Santa Bakhita em Barretos fica na Rua Francisco de Assis Martins, número 172, no Residencial Minerva, onde também acontece a Quermesse.